A Avenida Arthur Perottoni, via de acesso ao bairro Forqueta, em Caxias do Sul, ganha uma ciclovia a partir deste fim de semana. A obra foi inaugurada na manhã deste sábado, junto com outras melhorias na rua, como drenagem, iluminação, sinalização, repavimentação e paisagismo.
Para viabilizar a ciclovia, no entanto, a prefeitura acabou com a possibilidade de estacionamento no lado esquerdo da rua (no sentido de quem entra no bairro pela RS-122). A decisão incomodou alguns moradores, principalmente os comerciantes da área.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
– Não sou contra às ciclovias, mas sem estacionamento o comércio quebra. Aqui no mercado nem os caminhões de mercadorias estão conseguindo descarregar. Acho que a ciclovia é boa para a comunidade, mas escolheram justamente a via de Forqueta onde existe mais comércio – critica José Ricardo Lume, proprietário do Mercado Lume, responsável por recolher mais de três mil assinaturas num abaixo-assinado contra a obra na Avenida Arthur Perottoni.
A rainha da Festa da Uva de 2010, Tatiane Frizzo, foi uma das ciclistas que participou da inauguração da ciclovia neste sábado. Apesar de não morar mais em Forqueta, ela avalia a obra como um avanço para a comunidade.
– Forqueta já foi embrião para muita coisa, a tendência é que a ideia das ciclovias acabe se expandindo por Caxias. É ecológico, faz bem para saúde, é interessante que seja estimulado. De fato, é uma mudança de cultura, temos que pensar que a rua é das pessoas, o carro é um acessório, mas não pode ser colocado à frente do bem-estar das pessoas – comentou ela, que pedala há 10 anos.
A obra completa de revitalização Avenida Arthur Perottoni custou R$ 2,5 milhões.
Mudança
Ciclovia de Forqueta foi inaugurada neste sábado
Obra dividiu opinião de moradores
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project