A menos de três semanas para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias) entrar em operação em Caxias do Sul, a reportagem foi conferir neste domingo como estão os trabalhos de sinalização nas vias e paradas que receberão os ônibus especiais BRT. As equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade se apressam para ajustar a sinalização e outros detalhes nas estações de transbordo Floresta e Imigrante, nos pontos de ônibus e nos pórticos das ruas Pinheiro Machado e Sinimbu.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
As duas estações já receberam bancos, placas de indicação de extintores e alarmes de incêndio, catracas de acesso para os passageiros e diversas lixeiras. Além disso, os locais têm banheiros para o público e sala para a Guarda Municipal, que já é responsável pela segurança há cerca de um mês.
Na Estação Floresta, placas mostram o mapa do sistema, que inclui a descrição das linhas alimentadoras de cada estação. O meio-fio dentro das estações está sendo emborrachado com pedaços de pneus para evitar danos aos ônibus BRT, que são maiores do que os veículos em operação atualmente. Todas as 14 paradas já estão identificadas com parte da estrutura pintada de azul. São sete paradas em cada sentido que ganharam pintura azul e agora recebem uma placa vermelha com o nome da estação.
A Linha Troncal interligará as estações de transbordo Floresta e Imigrante. Nas estações, os passageiros poderão realizar a integração com as linhas dos bairros. Dessa forma, quem está no Centro e quer ir a uma das estações poderá embarcar somente nos pontos identificados. Além da Troncal, as paradas identificadas com azul receberão somente as linhas Coletoras Norte (amarela), Sul (verde) e a Salgado Filho/Ana Rech.
Os demais ônibus só vão parar nos outros pontos pintados de amarelo.
O sistema
:: O passageiro poderá atravessar toda a cidade pagando apenas uma passagem de R$ 3,40. Exemplo: o passageiro que vem do Desvio Rizzo e pretende ir até Ana Rech, vai desembarcar do ônibus de linha normal (Alimentadora) na Estação Floresta e embarcará no BRT da Linha Troncal. Dali, seguirá até a Estação Imigrante, onde embarca em outro coletivo que o levará até o destino final.
:: Com essa mudança, as Linhas Alimentadoras passam a levar os passageiros somente até as estações Floresta e Imigrante, e deixam de circular pelo Centro.
:: As Linhas Troncais sairão das estações a cada 4 minutos nos horários de pico, e a cada 6 minutos nos demais horários. Os ônibus são identificados com uma faixa vermelha na parte superior e frontal.
:: Quem quiser embarcar em um ônibus da Linha Troncal fora das estações, precisará se dirigir a uma das paradas de ônibus no Centro, identificadas com a cor azul e placas vermelhas. Não será permitido o embarque ou parada fora desses pontos.
:: Passageiros de linhas que não passarão pelas estações, como é o caso de bairros da Zona Norte ou da Zona Sul, também poderão usar o BRT pagando apenas uma passagem. Exemplo: o passageiro vem do bairro Santa Fé e desembarca no paradão da Bento Gonçalves. Dali, ele pode seguir a um dos pontos de embarque da Linha Troncal e aproveitar a mesma passagem, desde que dentro do prazo de uma hora.
:: Linhas Coletoras (das perimetrais) também estarão integradas, pois os veículos farão embarque e desembarque nas estações Floresta e Imigrante.
Mobilidade
Equipes fazem os ajustes finais na sinalização para o início do SIM Caxias
O sistema entra em operação no dia 16 de abril
GZH faz parte do The Trust Project