Um dos principais cenários da cidade pode ficar restrito à função de ponto de passagem e não mais de encontro dos caxienses. A Praça Dante Alighieri não é mais pano de fundo do desfile cênico da Festa da Uva e do carnaval. Também já é sabido que deixará de acolher a Feira do Livro no próximo ano, e a Parada Livre também mudou de endereço.
Leia também: escultura de musa de Dante Alighieri será instalada em banco da praça
As atrações estão sendo realocadas para a Rua Plácido de Castro e o Largo da Estação Férrea. Esta mudança, justificada pela prefeitura pela necessidade de maior mobilidade na área central, tem criado dúvidas para o futuro da principal praça da cidade. Caso não seja alvo de planejamento público e acolhimento da própria população, a Praça pode cair no esquecimento.
- O desfile da Festa da Uva é o coração da cidade, e a Feira do Livro o cérebro. Estão tirando estes dois elementos fundamentais da Praça - lamenta a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ana Maria Alberti.
Ainda que as principais atrações culturais da cidade pareçam rumar para longe da Dante, a secretaria de Cultura garante que trabalha na criação de programação específica para o ponto. O corso da Festa da Uva, por exemplo, não desfilará mais em frente à Catedral, mas a comissão da Festa prepara apresentações quase que diárias para a Praça. Só não se tornarão diárias devido ao orçamento restrito, garante a secretária Rúbia Frizzo.
- Faremos um circuito cultural ali, com pockets shows ou outros espetáculos menores, como estratégia de atrair o público. O fato de não termos as arquibancadas dos desfiles instalados ali deixa a Praça mais visível, mais bonita aos turistas - garante.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
A programação natalina também deve acontecer no entorno da Dante, adianta, com iluminação e decoração especiais. A Secretaria de Meio Ambiente planeja a revitalização do chafariz. A troca completa do maquinário e outras mudanças estão em fase de estudo técnico, sem previsão para licitação.
As medidas são animadoras, porém imediatas. Quando questionado sobre medidas a longo prazo para a Praça, o secretário de Planejamento Gilberto Boschetti indicou a secretaria de Cultura como a responsável - pasta que trabalha apenas na programação cultural do ponto.
No coração da cidade
Retirada de eventos da Praça Dante Alighieri, em Caxias, gera dúvidas sobre futuro do espaço
Feira do Livro e desfiles saem da praça e do entorno, mas Secretaria da Cultura garante que há planos para o local
GZH faz parte do The Trust Project