Logo que o estilingue empregado para alvejar Mailson e Jô foi exibido pela polícia desenrolei minhas memórias e voltei ao dia em que atingi um passarinho.
Guri da colônia, estilingue era artigo comum, todos os guris da área tinham estilingue. Chamávamos os estilingues de funda. Enquanto todos os guris viviam exibindo troféus emplumados, eu amargurava os efeitos de uma pontaria pra lá de péssima. Até que um dia aconteceu. Encaixei o pedregulho no couro da funda, estiquei as borrachas com a mão esquerda e com a mão direita apontei a forquilha de galho de árvore para os cinco fios de luz ocupados pelo bando de passarinhos. Bem depois, associei os cinco fios e os pássaros pousados a uma pauta musical anotada com uma composição bem fúnebre.
Mirei, soltei a borracha e... Acertei! Acertei!
Desabalei em direção ao passarinho que vinha caindo, caindo, penas esvoaçando, caiu. Ajeitei o bichinho entre as mãos, ele ainda vivia, nem sangrava. Os espasmos que emitia, porém, foram demais. Fui correndo pra casa, aos berros, clamando aos céus dos passarinhos, ele não podia morrer, eu não suportaria ficar marcado como matador. A água que derramei no bico, na cabeça, em todo o passarinho na tentativa de reanimá-lo foi derradeira: o bichinho amoleceu em minhas mãos. Chorei um bocado ao deitá-lo numa caixa de sapatos forrada de barba-de-pau.
O velório no galpão do pai e o sepultamento no roseiral da mãe foram definitivos: eu jamais empunharia outra funda e a apontaria a outro pássaro - já pensou se acerto novamente?
Fundas são célebres. O Antigo Testamento descreve a vitória de Davi sobre Golias. Os hebreu brigões lutavam de forma desigual. Davi era um frangote, munido de uma funda, apenas. Golias, gigante de quase três metros, apareceu de escudo, lança, espada.
Após ouvir todas as gozações possíveis, Davi apanhou uma pedra no chão, apontou a funda na cabeça de Golias e ... pá!, na testa do gigante. Golias tombou, estonteado. Davi, que era pequeno mas não era bobo, apanhou a espada do rival e zás!, cortou-lhe a cabeça.
Como se vê, estilingues são pra lá de primitivos. Essa antiguidade, contudo, não justifica comportamentos primitivos. Já se viu atacar passarinhos e jogadores de futebol com funda? Não tem perdão. Davi, que era Davi, hoje certamente pensaria melhor antes de aceitar a refrega contra Golias.
Opinião
Gilberto Blume: já se viu atacar passarinhos e jogadores de futebol com estilingues? Coisa primitiva, sem perdão
Davi, que era Davi, hoje certamente pensaria melhor antes de aceitar a refrega contra Golias
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: