Dez jornalistas do Pioneiro e da Rádio Gaúcha cederam uma importante peça do guarda-roupa para moradores de Caxias do Sul, beneficiados pela Campanha do Agasalho, que segue até o dia 21. A Fundação Caxias, que organiza a campanha, indicou quem receberia estas roupas. Agora, elas estão aqui para mostrar que o simples ato de desapegar de um agasalho pode garantir um inverno menos rigoroso para alguém bem pertinho de você. Antes de olhar para as vitrines e pensar nas compras da estação mais gelada do ano, decida o que você não precisa mais.
O metalúrgico Ismael Carlos da Cruz, 29 anos, é um dos beneficiados com o projeto do Pioneiro. Ele enfrenta vida nova desde 28 de fevereiro de 2011, quando um cilindro de nitrogênio explodiu próximo do setor onde trabalhava, em uma fábrica que fica na Avenida Perimetral Bruno Segalla, em Caxias do Sul. Aos 24 anos, Ismael renasceu no Hospital Pompéia. Ficou internado 30 dias, sendo 15 na UTI, e passou por várias cirurgias.
- A equipe médica não sabia se iria reconstituir o rosto dele porque não sabiam se sobreviveria. Foi difícil, muito difícil - lembra o pai de Ismael, João Carlos Santos da Cruz, 56 anos, colega na empresa onde o filho se acidentou.
Ismael resistiu. Como sequela de um grave acidente, ele não pode mais enxergar. Por isso, depende da ajuda dos pais para seguir com as tarefas do dia a dia.
_ Antes eu tinha uma vida muito agitada e não tinha tempo para sentar e conversar com minha família. As coisas mudaram bastante_ explica o jovem.
A rotina de Ismael envolve idas para a Associação de Pais e Amigos Deficientes Visuais Caxias Sul (Apadev) onde frequenta grupo de apoio psicológico. Também se orgulha de ser atleta: ganhou as duas edições de corridas para deficientes físicos que participou. Mesmo sem poder trabalhar, Ismael separou roupas para passar adiante nesta edição da Campanha do Agasalho. Em troca, foi presenteado com uma blusa de malha do colunista social do Pioneiro, João Pulita.
- Sempre tem gente que precisa mais do que nós. Muito obrigado pela roupa - disse.
#desapeguenesteinverno
Pessoas com deficiência em Caxias participam da Campanha do Agasalho
Meta da campanha em Caxias é arrecadar 200 mil peças
GZH faz parte do The Trust Project