Dez jornalistas do Pioneiro e da Rádio Gaúcha cederam uma importante peça do guarda-roupa para moradores de Caxias do Sul, beneficiados pela Campanha do Agasalho, que segue até o dia 21. A Fundação Caxias, que organiza a campanha, indicou quem receberia estas roupas. Agora, elas estão aqui para mostrar que o simples ato de desapegar de um agasalho pode garantir um inverno menos rigoroso para alguém bem pertinho de você. Antes de olhar para as vitrines e pensar nas compras da estação mais gelada do ano, decida o que você não precisa mais.
Integrantes de entidades assistenciais também são beneficiados com a campanha. Enquanto preparava um café para esquentar a noite gelada da última segunda-feira, o aposentado João Nelson da Silva, 61 anos, enumerava todas as dificuldades que driblou desde o começo de 2013, quando foi diagnosticado com câncer de próstata e na bexiga.
Morador do bairro Capivari, Seu João chegou em Caxias aos 21 anos em busca de trabalho. Encontrou: foi mecânico nas empresas Expresso Caxiense, Marcopolo e Transportadora Tegon Valenti. Trabalhador, estranha a calmaria da aposentadoria, mas dedica o tempo livre para o tratamento de uma doença bastante traiçoeira. Ele precisa conviver com os efeitos colateriais causados pela quimioterapia e a radioterapia.
- É uma situação ingrata. Quando você pensa que está bem, ela volta. Fiz duas cirurgias já e de repente faça a terceira em breve, mas faz parte - afirma.
Seu João já é avô de duas crianças e divide a rotina com a esposa Maria Clara de Oliveira, 54 anos. Estão juntos há 36 anos. Graças ao trabalho de ambos, não passam nenhum tipo de necessidade. Mesmo assim, o tratamento contra o câncer oferecido pelo SUS obrigou o aposentado a bancar diversos remédios, nada baratos. Todos custam mais de R$100, e alguns beiram R$ 200. É sabido que doenças, obrigatoriamente, implicam em mais gastos. Por isso, quando João recebeu uma jaqueta bem quentinha e um chapéu de feltro, cedidos pelo colunista e editor Gilberto Blume, ficou bastante emocionado.
- Comentei hoje com um amigo que queria comprar um chapéu para este inverno - disse, apontando para a careca, consequência do tratamento.
João passa por novos exames que irão decidir se será submetido a uma nova cirurgia. Mesmo assim, ele não desiste.
- Nem tem porquê desistir. Lá na Aapecan (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer) a gente conversa bastante e isso me deixa bastante feliz - resume.
#desapeguenesteinverno
Doação de chapéu na Campanha do Agasalho faz a alegria de paciente com câncer
Quando João recebeu uma jaqueta bem quentinha e um chapéu de feltro, cedidos pelo colunista e editor Gilberto Blume, ficou bastante emocionado
GZH faz parte do The Trust Project