O vereador Flávio Dias (PTB) protocolou nesta semana projeto de lei complementar que permite o transporte de animais de pequeno porte, especialmente cães e gatos, nos ônibus do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul. Hoje, apenas cães-guias -animais que acompanham deficientes visuais - têm entrada permitida em ônibus da cidade. O transporte de outros animais é considerado infração.
A proposta prevê algumas regras. Para circular dentro dos veículos, os animais precisarão estar acomodados em caixas especiais. Além disso, o dono terá de pagar uma passagem para o bichinho também. Conforme o vereador, muitos donos de pets precisam, eventualmente, levar seus animais ao veterinário e o custo de táxi ou de serviços especializados é muito alto.
- É um pedido muito grande das pessoas, que dizem que não têm condições de pagar um Taxi Dog (transporte especializado), porque é caro. Hoje, para se deslocar é R$ 60, R$ 70 reais, mais que um táxi comum - destaca Dias.
O projeto precisa ainda tramitar pelas comissões antes de ir à votação. Se aprovado pelos vereadores, é encaminhado à prefeitura. A proposta vira lei apenas após sanção do prefeito.
Proposta
Projeto de lei prevê transporte de animais em ônibus em Caxias do Sul
Atualmente, são permitidos apenas cães-guias nos veículos do transporte coletivo urbano
GZH faz parte do The Trust Project