A juíza da 2ª Vara Cível, Maria Aline Vieira Fonseca, expediu uma liminar, na tarde desta quinta-feira, que impede que a prefeitura execute o asfaltamento da Rua Plácido de Castro, em frente à Maesa, no bairro Exposição.
>> Enquete: Você concorda com a transferência do desfile de carnaval de Caxias para a rua em frente à Maesa?
O impedimento é válido até que seja elaborado e apresentado um parecer técnico do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul (Compahc). O descumprimento ocasionará pena de multa a ser fixada.
O asfaltamento foi anunciado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) nesta semana para que o espaço entre as ruas Andrade Neves e Treze de Maio sedie o desfile de carnaval de rua da cidade, previsto para ocorrer nas noites de 13 e 14 de fevereiro. Até então, os desfiles ocorriam na Sinimbu.
O servidor público federal Ricardo Fabris de Abreu, autor do pedido de liminar, também protocolou, na tarde desta quinta, um pedido para tombamento histórico do trecho em frente à Maesa. O processo será avaliado pelo Compahc, que encaminhará a decisão ao prefeito. Ele deverá acatar ou não a decisão do Compahc.