O abandono do antigo prédio do INSS, no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul, teve mais um capítulo no final da tarde desta terça-feira: alguém tocou fogo em móveis velhos e lixo no pavimento inferior do pavilhão do final da Rua Pinheiro Machado. Essa é quarta ocorrência de incêndio registrada no local desde setembro. Os bombeiros estão preocupados com danos na estrutura.
- Sempre é fogo em papel, lixo, mas as chamas vão piorando a situação do prédio - disse o sargento Nilson Nei Rebelo, apontando para as paredes queimadas.
As circunstâncias do incêndio desta terça-feira não estão esclarecidas, mas pelo menos 10 moradores de rua e viciados em crack estavam no prédio e foram afugentados pela fumaça. Na semana passada, a corporação já havia sido acionada para controlar outro princípio de incêndio.
A Secretaria Municipal da Saúde ainda estuda como vai ocupar o prédio. Há possibilidade de o imóvel abrigar uma unidade básica de saúde (UBS). Antes, porém, é preciso cercar e reformar o prédio. Depois de duas licitações desertas, a prefeitura deve lançar novo edital para contratar a empresa que colocará obstáculos no terreno.
O antigo prédio do INSS abrigou até maio de 2011 o Centro Especializado em Saúde. O espaço está cedido temporariamente ao município pelo Ministério da Previdência Social.
Vandalismo
Princípio de incêndio atinge antigo prédio do INSS pela quarta vez, em Caxias
Ponto é ocupado por moradores de rua e viciados em crack
GZH faz parte do The Trust Project