Uma das novidades da 25ª Região Tradicionalista para a Semana Farroupilha deste ano é a churrasqueira coletiva de 18 metros capaz de assar até 300 quilos de carne em uma única vez. Contudo, antes de inaugurada, a obra suscita dúvidas quanto à segurança, pois foi construída sem Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). O PPCI do Acampamento Farroupilha do Parque da Festa da Uva deve ser entregue nesta quinta-feira para o Corpo de Bombeiros e vai ser analisado pela corporação.
Os bombeiros ainda não tiveram chance de avaliar se a churrasqueira pode trazer risco aos gaudérios. O Pioneiro se antecipou e convidou um especialista para verificar a instalação do equipamento. Luiz Ferdinando Cervelin projeta churrasqueiras há 28 anos e ficou impressionado com o tamanho e a qualidade da churrasqueira construída junto à cancha de rodeios do Parque da Festa da Uva.
- Não existe um padrão único para a construção de uma churrasqueira. Na minha empresa, por exemplo, adotamos algumas medidas básicas: um metro do chão até a boca da churrasqueira (ponto onde vão os espetos), 60 centímetros da boca até a garganta (coifa por onde sai a fumaça e o calor), 36 centímetros de altura de tijolos refratários que receberão o carvão. Mas a construção depende do local.
A churrasqueira coletiva não possui coifa, mas a cobertura foi planejada para sugar fumaça e calor. Cervelin achou boas as medidas da churrasqueira do parque: 96 centímetros do chão até a boca, 1m40cm da boca até a garganta e 40 centímetros de refratário.
- A estrutura do telhado, em forma de coifa, foi uma excelente ideia. O lugar é aberto de todos os lados e, além disco, há uma abertura em cima do teto, que promove a saída da fumaça. A única diferença é que, ao invés de posicionar o refratário diretamente sobre a base de concreto, colocaria entre eles cerca de dois centímetros de areia, pois o contato direto do refratário quente pode causar rachaduras no concreto.
PPCI a caminho
Marcus Romera, gerente comercial do Parque de Eventos da Festa da Uva, explica que o projeto da churrasqueira foi incorporado ao PPCI a ser entregue aos bombeiros. Ele adianta que avisos serão fixados proibindo lenha e materiais inflamáveis como álcool e gasolina para acender fogo. O carvão só poderá ser aceso com papel ou acendedores próprios oferecidos no mercado. A organização pretende instalar extintores na estrutura.
- A churrasqueira é somente para receber carvão. Estamos fazendo testes com o carvão para assentar o refratário e conservar o calor. Além disso, ela possui divisórias que a transformam em quatro churrasqueiras menores. Isso ajuda a abafar o fogo. Todo mundo faz churrasqueiras em diversos locais. Se tivermos que fazer alguma alteração, faremos.
Tradicionalismo
Técnico avalia churrasqueira construída no Acampamento Farroupilha, em Caxias
Equipamento tem 18 metros e capacidade para assar 300 quilos de carne
GZH faz parte do The Trust Project