Cansado de deparar com veículos mal estacionados no centro de Caxias do Sul, o engenheiro Maicon Sponchiado, 30 anos, criou um grupo no Facebook. "Eu estaciono feito um idiota" surgiu no final de agosto, e possui 145 integrantes. O objetivo: postar fotos de veículos estacionados de forma incorreta na cidade. A intenção dos posts não é acionar a Fiscalização de Trânsito, mas coibir o jeitinho brasileiro:
- Tirar vantagem e ser individualista é uma característica comum em muitos brasileiros. Como a fiscalização não dá conta da demanda, há uma sensação de impunidade ao não cumprimento das regras de trânsito, e isso prejudica quem as respeita. Com os flagrantes postados no grupo, essas pessoas correm o risco de aparecer em uma postagem nada agradável - ressalta Sponchiado.
O diretor da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Carlos Roberto Noll, explica que o efetivo da fiscalização - cerca de 50 fiscais - não dá conta da fiscalização dos estacionamentos devido ao atendimento aos acidentes com danos materiais, que são cerca de 20 ocorrências por dia. Mesmo assim, Noll ressalta que as autuações acontecem diariamente. De janeiro a agosto deste ano foram emitidas 3.080 autuações por estacionamento irregular.
- Referentes ao estacionamento, são diversas infrações, desde estacionar no passeio público até em vagas para idosos. Até agosto, foram registradas 220 infrações em entrada e saída de veículos. A infração é média, com penalidade de multa e quatro pontos na Carteira de Habilitação.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 118.
Educação no trânsito
Grupo do Facebook posta flagrantes de veículos mal estacionados em Caxias
Objetivo é mostrar para a comunidade a falta de respeito no trânsito de alguns condutores
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: