O asfalto de Caxias é uma terra sem lei onde o ciclista é visto como um intruso. Pedalar pelas ruas é uma aventura perigosa para quem opta por um meio de transporte mais sustentável, barato e saudável. A cidade possui estrutura zero para bike. A ciclofaixa de lazer não conta, já que, como o próprio nome diz, é de lazer, e funciona apenas aos domingos em horário delimitado. Além da inexistência de vias específicas para cliclistas, a cidade também não tem bicicletário, nem sinalização, e andar pela calçada é errado _ a não ser que o ciclista esteja desmontado.
Ao seguir do jornal Pioneiro ao Centro, na terça-feira (25), subia a Matteo Gianella, pela rua, no sentido dos carros, como manda a cartilha. Foi quando ouvi o barulho de um ônibus freando logo atrás de mim que desisti e rapidamente subi na calçada. Vi o motorista do ônibus me agradecendo gentilmente com um sinal, porque ele não teria espaço para passar caso eu continuasse na rua. O trecho é estreito e ele teria que invadir a pista contrária para não me atingir.
Em outro momento do mesmo dia, descia a Rua Visconde de Pelotas, pelo lado direito da rua, no sentido dos veículos. Era cerca de 18h30min, horário de pico. Confesso que não tive coragem de ficar todo o tempo no asfalto, e a calçada foi socorro todas as vezes que escutei um coletivo atrás de mim. Em determinado momento, um carro vermelho que queria convergir a direita cortou a minha frente, e por questão de segundos não me arrastou junto para a rua transversal.
A falta de ciclovias é o fator mais preocupante, mas a inexistência de bicicletário também prejudica o uso da bike. Quem não quer deixar o meio de transporte amarrado em postes aleatórios, precisa contar com a boa vontade de atendentes de estabelecimentos.
Algumas dicas para pedalar com segurança são andar sempre no sentido do fluxo dos carros, nunca na contramão. É preferível usar a faixa da direita, destinada a veículos de menor velocidade, mesmo assim, evite as grandes avenidas ou aquelas em que há corredor de ônibus. Cuidado com as portas dos carros parados, o motorista pode não ver o ciclista antes de abrir. Use capacete sempre.
Mobilidade
Repórter do Pioneiro encara uma semana de bicicleta no trânsito de Caxias do Sul
Relato mostra vantagens e desvantagens de optar por um meio de transporte mais sustentável e barato
GZH faz parte do The Trust Project