A terça-feira foi de festa no Centro Tecnológico de Mecatrônica Senai. A alegria era para recepcionar os caxienses Maurício Toigo, 19 anos, e Henrique Baron, 20 anos, medalhistas de ouro na habilidade Mecatrônica, uma das que estavam em disputa na WorldSkills Leipzig 2013, na Alemanha.
Os representantes do Brasil concorreram contra 32 países e a prova era a mesma: eles precisavam montar uma máquina-surpresa completamente desmontada. O produto final da dupla foi uma espécie de linha de produção em miniatura.
A WorldSkills é um torneio internacional de educação profissional promovido pela International Vocational Training Organization (IVTO) a cada dois anos.
A sensação dos dois garotos é a mesma: inexplicável. Estudante de Engenharia Mecânica da UCS, Henrique trancou o curso para dedicar-se exclusivamente ao projeto. O jovem passava oito horas diárias de segunda a sexta-feira, e, às vezes, até nos sábados e feriados.
- É muito difícil de conquistar e chegar até lá. Conseguimos ver a recompensa depois de um ano e meio de dedicação. É bom ver que conseguimos fazer tudo pelo caminho certo. Valeu a pena cada hora de preparação - conta Henrique.
O plano de Maurício também é voltar aos estudos. Estudante de Engenharia de Controle e Automação da UCS, ele pretende trabalhar na indústria.
- É muito difícil de explicar. Na verdade, não caiu a ficha do que acabamos de conquistar. É uma sensação muito boa de dever cumprido - conta Maurício.
Além das medalhas de ouro, a dupla ganhará bolsas de estudos. Os outros prêmios eles ainda não sabem.
Prêmio
Dupla de Caxias do Sul conquista medalhas de ouro na WorldSkills
Maurício Toigo e Henrique Baron participaram da etapa mundial na Alemanha
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: