A Secretaria de Desenvolvimento Urbano recebeu nesta quarta-feira pedido de demolição da Capela do Colégio Murialdo. O laudo de um engenheiro anexo ao documento alega que há risco de desabamento. A construção, segundo moradores de Ana Rech, é de meados de 1940 - e, portanto, tem mais de 50 anos, o que exige autorização da prefeitura para realizar qualquer intervenção. A solicitação ao poder público, porém, ocorre após a comunidade denunciar ao Pioneiro a derrubada do piso e do teto da capela.
Conforme o titular de Urbanismo, Nelson Sartori, fiscais da secretaria irão vistoriar o que restou da estrutura nesta quinta-feira. Se constatarem agressões ao patrimônio histórico e cultural, poderão emitir notificação. Passado o prazo de 15 dias para recorrer, o colégio poderá ser multado.
Em paralelo à ação da pasta, o Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural (Compahc) analisará e dará veredito ao pedido do colégio. Como as reuniões do Compahc são mensais, Sartori acredita que a resolução deve sair entre 40 e 60 dias.
Patrimônio
Murialdo solicita demolição da capela histórica do colégio à prefeitura de Caxias
Procedimento é regra para prédios com mais de 50 anos, embora teto e paredes já tenham sido derrubados sem autorização