Parte do Rio Grande do Sul vem tendo uma tarde de verão nesta segunda-feira, com temperaturas superiores a 30°C em cidades como Uruguaiana (31,3°C, às 15h, São Gabriel (31,6°C), Santa Maria (30,1°C), Tramandaí (31,5°C), Porto Alegre (30,6°C) e Campo Bom (31,8°C), a máxima do dia, segundo medições das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Enquanto isso, outra parte vem experimentando um frio típico de inverno, com uma sensação térmica de apenas 5°C, no Chuí (com temperatura de 10,8°C), e de 9°C, em Jaguarão (temperatura de 12,8°C), conforme a Somar Meteorologia.
E se as máximas continuavam em elevação no meio da tarde no oeste e no centro do Estado, em Rio Grande e Pelotas a temperatura desabou quase 10°C no período de apenas duas horas.
Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos
Em Pelotas, depois de chegar a 28,4°C, às 13h, fazia 18,9°C (segundo medição da estação da RBS), às 15h, e um ar gelado começava a tomar conta da cidade. Em Rio Grande, além da queda da temperatura (de 26,8°C, às 12h, para 16,1°C, às 15h, a neblina intensa reduziu a visibilidade e levou à suspensão das atividades do porto desde as 14h15min - 10 navios aguardam a reabertura para operar.
Esse comportamento atípico do tempo decorre da aproximação de uma frente fria da fronteira com o Uruguai, que deve provocar chuva no Litoral Sul e na Campanha entre o final da tarde e o início da noite, e na Fronteira Oeste, no final da noite e madrugada de terça. Há risco de temporal na região, com chuva intensa, raios, ventos fortes e até queda de granizo em áreas isoladas.
Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS
Virada no tempo
Temperatura passa dos 30°C no centro e no norte, mas desaba no sul do Estado
Aproximação de frente fria faz a sensação térmica cair a apenas 5°C, no meio da tarde, no Chuí
GZH faz parte do The Trust Project