A segunda-feira começou com temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, que, pela quarta vez nos últimos cinco dias, poderá ter máximas acima dos 30°C. Durante uma madrugada muito abafada em todo o Estado, os termômetros se mantiveram próximos ou acima dos 20°C na maioria das regiões.
Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos
Às 4h, fazia 24°C, em Santa Maria, quando o normal seriam 9,5°C, segundo a Somar Meteorologia. Às 6h, apenas São José dos Ausentes registrava temperatura abaixo dos 10°C - fazia 9,7°C. Em Porto Alegre, a mínima era de 16,5°C, quando a média para a época é de 11°C.
Hoje, o tempo seco e céu com poucas nuvens deverá fazer a máxima passar dos 30°C no centro e no norte do Estado. Apenas a Campanha e a Fronteira Oeste terão uma maior quantidade de nuvens devido à aproximação de uma frente fria que poderá provocar pancadas de chuva na região no fim da tarde.
A partir de terça-feira, a nebulosidade crescerá no sul do Estado, aumentando a intensidade de chuva na região. A partir de quinta-feira, o bloqueio atmosférico que mantém o tempo seco e quente no Rio Grande do Sul (ventos a mais de 10 quilômetros de altitude estão segurando as frentes frias sobre a Argentina) deverá finalmente ser rompido e a instabilidade se espalha pelo Estado, provocando também a queda acentuada da temperatura. O fim de semana pode ter mínima de até 3°C na Fronteira Oeste e na Campanha.
Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS
Calor no inverno
Segunda-feira começa quente no Rio Grande do Sul
Depois de madrugada de temperaturas elevadas, a máxima hoje deve passar outra vez dos 30°C
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: