Não é só os motoristas que desafiam as leis em Caxias do Sul. Os pedestres também parecem estar pouco ligando para a boa convivência no trânsito.
No final da manhã do dia 29 de abril, em cinco minutos, o Pioneiro flagrou 16 pessoas disputando espaço com veículos fora da faixa, na Rua Dr. Montaury, entre a Pinheiro Machado e a Bento Gonçalves.
No final da tarde do dia 30, também em cinco minutos, o jornal contou oito passantes cruzando a perigosa extensão da Pinheiro Machado, em frente à Estação Ópera.
Os pedestres atravessam correndo, costurando o trânsito, e sempre em diagonal. Às vezes, surgem na frente de ônibus estacionados, sem uma visão adequada do tráfego.
Perto da passarela de pedestre do bairro Santa Fé, a situação não é diferente.
Há moradores que preferem caminhar menos e se aventurar na RSC-453 (Rota do Sol). Neste ano, duas pessoas morreram atropeladas no km 142, a cerca de 500 metros da estrutura.
Mesmo que prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1998, a multa para pedestres não é aplicada no país. Os fiscais de trânsito não podem autuar quem está a pé porque até hoje não houve a regulamentação.
Leia mais na edição do Pioneiro desta quarta-feira.
Trânsito
Pedestres se arriscam em Caxias do Sul
Pioneiro flagrou pessoas cruzando ruas movimentadas fora da faixa
GZH faz parte do The Trust Project