A Secretaria de Saúde promove ação educativa sobre o atendimento no Postão 24 horas. A campanha pretende orientar a população a procurar o PA somente em casos de urgência e emergência, o que não ocorre em mais de 60% dos casos, segundo dados da secretaria. Haverá divulgação nos meios de comunicação e distribuição de panfletos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bairros, interior, Centro Especializado em Saúde, PA e Visate.
Seguindo normatização do Ministério da Saúde, o atendimento deve ser prioritário para quadros mais graves, no caso do postão, aqueles com classificação vermelha (emergência) e amarela (urgência). Em casos de classificação verde (situação aguda: dor de garganta, estados gripais, enxaqueca, queimaduras de 1º grau em pequenas áreas, infecção urinária) e azul (situação não aguda, porém, com encaminhamento médico), o ideal é que o usuário procure, preferencialmente, uma das 44 UBSs do município. Dessa forma, o atendimento deve ser mais rápido e será evitada a formação de filas.
Casos de urgência
Postão 24h de Caxias promove campanha sobre classificação de risco
Objetivo é que população procure PA somente para urgências e emergências
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