O prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e o editor-chefe do Pioneiro, Roberto Nielsen, acertaram na manhã desta sexta-feira uma parceria informal pela represa do Arroio Marrecas.
O objetivo da parceria é garantir a conclusão e o início das operações da represa em 2012. A barragem, em construção no distrito de Vila Seca, está praticamente pronta. Porém, o corte de 6,5 mil árvores em uma área de 215 hectares, onde se formará o lago da represa, está suspenso desde março. Naquele mês, a Justiça Federal acatou o pedido de três organizações não-governamentais para que se investigue a competência do município e da Fepam em autorizar o corte das árvores. Pela grandiosidade da obra, as ONGs entendem que a licença deveria ter partido do Ibama.
Nielsen ponderou ao prefeito que o fato de o jornal ser parceiro pela finalização da represa, evitando que a obra de R$ 200 milhões se transforme em um "elefante branco", não significa qualquer cumplicidade com a forma como foi conduzido o licenciamento ambiental.
- Obviamente, se alguém for responsabilizado, o jornal dará a visibilidade adequada - disse o editor-chefe.
Geral
Pioneiro confirma apoio para que represa do Arroio Marrecas entre em operação em Caxias
Parceria com prefeitura preserva isenção do jornal para mostrar supostos erros no licenciamento
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: