Pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo (ANP) indica que o Rio Grande do Sul vende o álcool mais caro do país: R$ 2,314 o litro. O álcool mais barato está em Mato Grosso, onde o etanol sai por R$ 1,708 o litro. Somente em dois estados - Tocantins e Mato Grosso - ainda é mais vantajoso abastecer com álcool do que com gasolina.
Apesar de mais barato que a gasolina, o álcool tem rendimento menor, o que faz o motorista ir com mais frequência ao posto de combustível. Dessa forma, o etanol só se torna mais econômico para o consumidor quando custa até 70% do preço da gasolina. No Rio Grande do Sul, o álcool custa em média 88,8% do preço da gasolina.
De acordo com o levantamento da última semana o álcool ficou mais barato apenas no Acre, onde o preço caiu 3,15%. No restante do país, o combustível aumentou de preço. A maior alta ocorreu no Rio Grande do Norte, onde o etanol subiu 7,39%. O Rio de Janeiro (6,64%), Tocantins (6,42%), Distrito Federal (6,24%) e Goiás (6,05%) também tiveram aumentos consideráveis. No Rio Grande do Sul o aumento foi de 1,45%.
Com relação à gasolina, o preço caiu em dez estados, mas subiu no restante do país. As maiores quedas foram em Mato Grosso (-2,37%), no Maranhão (2,07%) e Piauí (1,88%). Os reajustes mais significativos ocorreram em Roraima (5,54%), no Rio de Janeiro (3,49%) e Tocantins (2,91%). No Rio Grande do Sul o aumento foi de menos de 1%.
Anunciada no último dia 11, a diminuição do percentual de álcool na gasolina de 25% para 20% se tornará obrigatória a partir de 1º de fevereiro. A medida terá vigência de 90 dias e, segundo o Ministério de Minas e Energia, aumentará a oferta de etanol em cerca de 300 milhões de litros, reduzindo o preço deste combustível.
Geral
Rio Grande do Sul vende o álcool mais caro do Brasil
Segundo pesquisa, abastecer com etanol só está vantajoso em dois estados do país
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: