Foram quase três temporadas sem sentir o gosto da derrota em casa. De 2011 a 2013, o Juventude mostrou sua força ao lado da torcida e tinha no Fator Jaconi um valioso amuleto na busca pelos bons resultados.
A invencibilidade acabou e, desde então, tem sido difícil a equipe conquistar uma sequência de vitórias como mandante. Neste Gauchão, em sete jogos, foram apenas três triunfos. Nas duas últimas partidas em casa, o Ju empatou com Avenida e Brasil-Pe. Neste domingo, na rodada decisiva da primeira fase, vencer o Aimoré é obrigação. Caso contrário, a equipe de Picoli dependerá de outros resultados para avançar às quartas de final.
- Já senti de todas as formas a importância da casa. Me incomoda não ter o fator Jaconi como diferencial. Mas, também por ter vivido lá trás o processo de reformulação e ver o período considerável sem ser incomodada em casa, me deixa consciente da situação. É possível retomar essa força, mas de forma gradativa - avalia Picoli.
O treinador entende que as oscilações no campeonato foram naturais, especialmente pela perda de peças importantes em alguns jogos. Mesmo há cinco partidas sem vencer, o time chegou em condições favoráveis para avançar e depende apenas de si. Em um momento decisivo da competição, é hora de voltar a crescer.
- Se analisar pelo ponto de vista prático, não existiria momento melhor para recuperar esse equilíbrio. Agora, falando de futebol, não tem como afirmar que será dessa forma. É o nosso desejo, a vontade e o que tem sido trabalhado internamente. A equipe busca essa produtividade. Tivemos momentos distintos na competição e vamos aprendendo que em uma disputa que a margem de erro é pequena, qualquer vacilo te joga para o final da fila - destaca o comandante..
O bom desempenho da equipe no empate sem gols contra o Passo Fundo faz com que o técnico não projete novas mudanças táticas. O time não terá o zagueiro Pereira e o volante Alan Schons, suspensos. Em contrapartida, conta com a volta de Douglão e Vacaria, que assume a vaga de Dema. Na segunda função, Lucas é o favorito e Jardel corre por fora.
Durante a semana, o discurso no Jaconi foi de respeito ao adversário e foco total no adversário de domingo. Sem projetar um possível duelo na próxima fase, o zagueiro Diogo quer recuperar a confiança ao lado da torcida.
- É uma vitória que vai nos dar a classificação. Esse jogo é muito importante e aqui em casa temos que ditar nosso ritmo. Trabalhamos muito forte nesta semana para conquistar os três pontos e essa vaga - avisa o defensor.
Decisão no Jaconi
Em busca da vaga na próxima fase, Juventude encara o Aimoré neste domingo
Time alviverde precisa de vitória para não depender de outros resultados
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: