Acabou a boataria. Mesmo se recuperando de uma cirurgia na garganta, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, atendeu ao Pioneiro e revelou como vai ser decidida a única vaga do Estado na Série D do Brasileiro de 2013. Com a ajuda do interlocutor Marcos, que estava ao lado do dirigente, veio a resposta:
- Serão realizados dois jogos extras entre o melhor do Interior na Copinha 2012 e o melhor do Interior no Gauchão 2013. Isso vai ser oficializado nos próximos dias.
Novelletto afirmou que a vaga seria do Gauchão 2013, mas como a redução de 40 para 32 clubes oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ocorreu com a Copa Hélio Dourado em andamento, ele achou por justiça resolver o impasse com dois jogos extras, provavelmente com a partida de volta na casa do representante do Gauchão.
A princípio, o campeão da Copinha se classifica para a Pré-Série D contra o campeão do Interior no Gauchão. Se o Inter B conquistar o título deste ano, a vaga passa ao vice. No Estadual, a vaga só não fica com o campeão do Interior ou o vice (se o Caxias for o campeão) se algum outro clube que não seja a dupla Gre-Nal e o Caxias chegue à final do campeonato.
Juventude e Pelotas são os únicos que podem conquistar a vaga nas duas competições. Caso um dos dois seja o melhor na Copinha e também o melhor do Interior no Estadual, obviamente não haverá disputa extra. Ypiranga, São Paulo-RG, 14 de Julho, Brasil-Pe e Sapucaiense só podem se classificar à Pré-Série D via Copa Hélio Dourado, pois vão jogar a Divisão de Acesso em 2013.