O impacto da chuva de maio na economia começa a aparecer. Em Caxias do Sul, 98 postos de trabalho foram perdidos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Divulgado nesta quinta-feira (27), o levantamento, que leva em conta as vagas de carteira assinada, demonstra que, dos cinco setores registrados (agropecuária, indústria, construção, comércio e serviços), apenas um gerou mais empregos do que perdeu: comércio. No total, o município registra 7.602 contratações contra 7,7 mil demissões no período.
O economista e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mosár Leandro Ness, confirma que a chuva é o principal fator para a perda de postos de trabalho. O comércio, que é a exceção entre os setores, apresenta números positivos porque já vinha em preparação para maio. O mês tem o Dia das Mães, a segunda data mais importante para os estabelecimentos.
— Os saldos da indústria e de serviços foram impactados por esta situação em que ocorreu, vamos dizer assim, uma certa incerteza no mercado com relação ao futuro imediato. Já o comércio vinha se preparando porque o Dia das Mães é a segunda data mais importante (após o Natal) nas vendas no calendário do comércio. Então, é natural pensar que o comércio já vinha se preparando, já fazia contratações esperando esse movimento positivo para o Dia das Mães — analisa o economista.
O que demonstra ainda mais o impacto causado pela chuva é a diferença dos dados de maio e abril. Em abril, Caxias tinha gerado mais de 1,2 mil postos de trabalho. Indústria e serviços haviam gerado, respectivamente, 905 e 467 vagas, enquanto comércio, 166.
Resultados de maio do Caged
Pela Serra
Entre as principais economias da Serra, três registraram resultados negativos em maio. Em Bento Gonçalves, 183 postos foram perdidos (saldo de 1.890 contratações e 2.073 demissões), enquanto em Flores da Cunha tem perda de 87 vagas (saldo de 491 contratações e 578 desligamentos). Vacaria tem a perda de mais de 1,1 mil postos, mas devido ao fim de safras na agricultura.
Do outro lado, Farroupilha e São Marcos registraram a criação de empregos. Em Farroupilha, são 94 postos a mais (saldo de 1.077 contratações e 983 desligamentos), enquanto em São Marcos são 41 (saldo de 307 contratações e 266 demissões).
Mais de 470 vagas no Sine
A agência de Caxias do Sine oferece 476 vagas de emprego nesta sexta-feira (28). A descrição delas pode ser conferida de forma presencial ou antecipadamente pelo link.
O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1901, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã e das 13h às 14h30min à tarde.