Apesar do movimento tranquilo nas ruas do centro de Caxias, as lojas tinham bastante procura por presentes para o Dia dos Pais na manhã deste sábado (12). De acordo com a gerente de uma loja de roupas e calçados que fica no Centro, Rosângela Toss, o movimento aumentou nos últimos dois dias, principalmente porque o tempo firmou e a chuva não apareceu mais. No entanto, ela destaca que, neste sábado, a procura tem sido maior que o esperado.
— Como todo ano, o pessoal, normalmente, deixa pra última hora e acaba resolvendo comprar um presente maior ou uma lembrancinha. A procura por produtos tem seguido uma média. Normalmente, o pessoal leva em torno de duas peças, por exemplo, uma calça e uma camisa ou um sapato. As pessoas estão consumindo bem — avalia.
Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL) feita com 955 moradores de diferentes pontos da cidade apontou que apenas quatro em cada 10 caxienses devem adquirir presentes neste Dia dos Pais. A expectativa é que o tíquete médio seja de R$273,99 por consumidor.
A pedagoga Patricia Pontalti esteve pelo centro de Caxias na manhã de sábado para comprar o presente para o pai e o marido. Ela conta que, durante a semana, não teve tempo de fazer as compras e, por isso, deixou para o último dia.
— Vim até essa loja para otimizar o meu tempo porque aqui tem todos os setores. Estou procurando roupas mais esportivas pra que eles possam ir pro clube, uma coisa mais descontraída — afirma.