Cinema, Turismo e Economia são os eixos do Connection, que começa nesta quarta-feira (11), em Gramado. A 5ª edição do evento internacional segue até sexta-feira (13), no Palácio dos Festivais. A atividade, no formato híbrido, envolve programação com conteúdo sobre tendências para o futuro e experiências imersivas.
Criado em 2020, o Connection surgiu com o objetivo de discutir a atividade turística no pós-pandemia. São duas edições por ano em que o evento coloca em destaque diferentes temas relacionados ao turismo e busca proporcionar a vivência aos participantes, por meio de tours de experiência.
— Nós trazemos as tendências, falamos em futuro, falamos como serão as viagens do amanhã, como será a economia, o papel do dinheiro — isso é, considerando a transversalidade do turismo, porque são mais de 50 segmentos impactados — e, principalmente, como se comporta o novo consumidor. Como nós estamos falando com gestores de viagens, agentes de viagens, operadoras, academia, é muito importante que nesse novo momento, em que o conteúdo é abundante, a gente possa abrir essa janela de experiências, para que o participante possa se sentir envolvido no tema discutido e possa fazer experiências, vivenciar as situações — explica Marta Rossi, CEO da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, que realiza o Connection.
Cinema em destaque
Segundo a organização, a expectativa é de participação de cerca de 500 pessoas nesses três dias. A abordagem girará em torno do tema “Da Ficção à Realidade: O Futuro das Viagens”, o que faz conexão com os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, comemorados em 2022. De acordo com Marta, a proposta surgiu para mostrar o quanto a cultura colabora com a economia turística. Ela destaca ainda que o festival surgiu quando Gramado estava emancipada há 17 anos e que, desde então, vem se conectando com o turismo no município.
Entre os assuntos que serão abordados durante o Connection, estarão o papel das Film Commissions e o impacto que as produções audiovisuais promovem no turismo das localidades. O secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, assinala que o impacto dessas produções nas localidades ocorre em diferentes momentos:
— No momento da gravação, já há uma valorização dessa localidade. No lançamento, também há uma valorização. Depois, se torna perpétua, como tem já destinos de muitos anos e acabaram sendo realizados e aproveitaram dessa realização para divulgar as potencialidades de cada lugar, como é o caso da própria Serra. E esse alcance se torna orgânico, ele é independente de mais impulsionamento.
O evento debaterá ainda assuntos como economia criativa, futuro das viagens, cidades inteligentes, nômades digitais e futuro do dinheiro, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Os participantes terão ainda experiências em roteiros turísticos e empreendimentos de Gramado. Entre as confirmadas, estão o Gatzz Dinner Show, o Vita Boulevard, o Museu do Festival de Cinema e a Festa da Colônia de Gramado.
Abertura oficial
A abertura oficial ocorre às 17h30min dessa quarta-feira no Palácio dos Festivais com o Cine Connection, em cerimônia que será conduzida pelo ator Werner Schünemann. A programação terá a exibição do filme "Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes", premiado no Festival de Cinema de Gramado em 2019. Em simultâneo, também será aberta, na Rua Coberta, a exposição de destinos gaúchos com foco em film commissions e no setor audiovisual.
Palestrantes
Entre os palestrantes confirmados para palestrar no evento, estão os atores Thiago Lacerda e Werner Schünemann. Participam representantes de empreendimentos e eventos turísticos, como Mário Villar (Invattur Espanha), Gabriela Schwan (Swan Hotéis) e Jorge Céspedes (Festival de Cine de Punta del Este). Participam ainda nomes como Roger Wingert (Cara de Mau/Gatzz), Leandro Benincá (Um A Menos Na Poupança), Claudia Mara Borges (Turismo RS), Joana Braga (Porto Alegre Film Commission) e Rosa Helena Volk (Gramadotur). A programação completa está disponível no site https://www.festurisgramado.com/connection.