Ainda que em alguns lugares o resultado tenha ficado abaixo da expectativa inicial, o movimento do feriadão de Sete de Setembro é motivo de comemoração para o setor turístico da Serra. O deslocamento das famílias que tiveram folga estendida garantiu a ocupação de hotéis, restaurantes e atrações de lazer nas principais cidades da região.
Em Caxias do Sul e nas cidades da região turística Uva e Vinho, por exemplo, a ocupação dos hotéis ficou, em média, perto dos 80% da capacidade permitida, segundo o Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh). Em Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves, o índice chegou a alcançar a casa dos 100%. As medidas sanitárias em vigor permitem a disponibilidade de 75% do total de quartos dos empreendimentos.
Nos restaurantes, o resultado também foi satisfatório, o que sinaliza uma retomada do setor turístico em meio à pandemia.
— Desde julho notei o aumento de turistas nos restaurantes em Caxias. A expectativa foi atingida. Se nota um fluxo de turismo bem grande e tomara que nos próximos feriadões siga assim. Esse foi bem diferente do outro feriadão (Corpus Christi), que teve menos gente — avalia o presidente do Segh, Vicente Perini.
Na Região das Hortênsias, o Sindtur, sindicato que representa as empresas do setor, não chegou a divulgar números, mas a procura de turistas é motivo de comemoração, segundo o presidente Mauro Salles.
— Desde maio o movimento é crescente, consistente e de ótima qualidade, com turista de bom poder aquisitivo, o que acaba ajudando outros setores também. O movimento está excelente, apesar de alguns hotéis terem manifestado dificuldade de vender antecipadamente em função das manifestações gerarem insegurança no turista — observa.
O impacto em setores que dependem dos visitantes, como a gastronomia e de serviços como parques, também foi sentido em Canela, onde restaurantes e áreas de lazer tiveram grande procura nos últimos dias, segundo o secretário do Turismo, Angelo Sanches. Já em Nova Petrópolis, o fluxo de turistas foi um pouco menor em relação a outros feriadões e também em relação ao esperado pelo município. Ainda assim, o resultado foi satisfatório, segundo o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, por ser um período sem eventos na cidade.
— Notamos um turismo um pouco mais regional, mas foi um pouco abaixo de outros períodos. Ainda assim se manteve uma movimentação intensa. O que notamos é que vieram turistas com reservas e pacote organizado. O turista que faz o bate e volta talvez não tenha circulado pela preocupação de programar o feriado e hoje (terça) ter manifestações — analisa Santos.
Na Rota do Sol, o fluxo na sexta-feira (3) foi abaixo do esperado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) da Serra em direção ao Litoral. No início da tarde desta terça-feira (7), porém, o trecho de Lajeado Grande, em São Francisco de Paula, já apresentava movimento constante no retorno das praias, embora não tivesse lentidão.