O Dia dos Pais no comércio caxiense pode sofrer recuo de até 50% nas vendas deste ano em comparação ao mesmo período de 2019, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL). A pandemia e a instabilidade pelas restrições de funcionamento são elencados como principais motivos da queda. O estudo, entretanto, faz a ressalva de que caso haja redução de bandeira no programa de distanciamento controlado, o desempenho das vendas pode melhorar, embora ainda nesse caso seja estimada queda de até 30% em relação ao ano passado.
Entre os entrevistados, 39% afirmaram que pretendem presentear os pais. Em 2019, o índice era de 63%.
O levantamento ainda revela que 64% dos caxienses tiveram redução significativa na renda por conta do coronavírus, o que, portanto, deve influenciar na redução de consumo.
O tíquete médio será de R$ 188 por presente, 8% a mais do que a média do ano passado. Vestuário e moda (54%, calçados (16%) e perfumes e cosméticos (15%) foram os itens mais citados de intenção de presente.
Apesar das recomendações de distanciamento social, 86% disseram que têm preferência em fazer a compra por atendimento pessoal, caso autorizado pelo governo do Estado.
Destaques da pesquisa
:: 39,32% devem presentear neste Dia dos Pais (em 2019 eram 63,68%);
:: 66% dos presentes serão destinados aos próprios pais, seguido de marido/namorado (23%) e de sogro (7%);
:: 86% dos consumidores vão adquirir produtos/serviços no comércio local;
:: 90% dos entrevistados disseram que suas compras para a data serão afetadas pelo coronavírus, sendo que 50% alegaram que prejudica muito;
:: O ticket médio deve ser de R$ 188 por pessoa;
:: Vestuário e moda (53,79%), calçados (15,91%) e perfumes e cosméticos (15,15%) serão os itens mais procurados;
:: 47% devem comprar na semana do Dia dos Pais (3 a 9 de agosto) e 13,4% na véspera ou no dia;
:: 89,40% pesquisam produtos e preços antes de adquirir, sendo os principais canais os sites das lojas (36,25%), sites de buscas (26,25%) e mídias digitais, como Facebook, Instagram e WhatsApp (21,25%)
:: Entre os fatores que ajudam na decisão de compra estão a opção de atendimento digital ou por telefone (15,77%), entrega a domicilio (15,21%) e identificação clara dos preços (13,80%);
:: Além do presente, 86,21% pretendem fazer um almoço especial em casa e 10,34% devem ir fazer a refeição em restaurante;
:: 64,38% dos entrevistados disseram que a covid-19 afetou a renda da família, 20,84% afirmaram que prejudicou um pouco e 14,78% disseram que não foi impactada.
Fonte: CDL Caxias