Os interessados em trabalhar na coleta de dados para o Censo 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderão, em Caxias do Sul, se inscrever especificamente para alguns bairros da cidade e distritos do município. Os bairros Euzébio Beltrão de Queiroz, Primeiro de Maio, Jardelino Ramos (englobando Jardelino Ramos Antena e São Vicente) e os distritos de Criúva, Vila Cristina, Vila Seca, Fazenda Souza, Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí terão equipes próprias de recenseadores para trabalhar nestas áreas. No caso dos distritos, haverá uma equipe de três recenseadores para Criúva e uma outra de 11 para atender os outros distritos.
Leia mais
Concurso do IBGE tem mais de 500 vagas temporárias para Caxias do Sul
Confira o que muda no censo de 2020
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra nesta terça-feira (10), o coordenador de área do IBGE Clademir Guielcer de For, responsável por Caxias do Sul e outros 10 municípios do entorno, explicou que o objetivo é ter recenseadores trabalhando nas suas próprias comunidades.
— Abrimos em Caxias do Sul para tentar buscar o pessoal da comunidade, vagas no Primeiro de Maio, no Euzébio Beltrão de Queiróz, no Jardelino Ramos, no distrito de Criúva, pela distância também, e nos outros distritos do município — informou.
Conforme ele, são áreas de vulnerabilidade social ou distantes, no caso dos distritos, o que poderia fazer com que os recenseadores, no caso de apenas uma inscrição geral no município, não dessem prioridade ou nem mesmo se dirigissem até esses locais, prejudicando o trabalho de coleta dos dados. Para os demais bairros, a inscrição será geral, ou seja, para trabalhar em todo o restante da cidade.
Ouça a entrevista na íntegra:
Na Serra, além de Caxias do Sul, também há inscrições específicas para o distrito de Lajeado Grande, em São Francisco de Paula, além da inscrição geral do município. O recenseador é remunerado por produtividade e vai trabalhar, no Censo deste ano, durante três meses, entre agosto e novembro. O edital com as informações do concurso e a relação de vagas estão disponíveis no site da Cebraspe. As inscrições vão até 24 de março.
Além das vagas de recenseador, que são os trabalhadores que coletam os dados de casa em casa, também estão abertas vagas de agente censitário, que supervisionam o trabalho dos recenseadores. Abaixo, confira a lista de vagas na região.
Cidades e vagas
Caxias do Sul: 504 (recenseador) e 67 (agente censitário)
Bento Gonçalves (abrange Bento Gonçalves, Coronel Pilar, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza): 125 (recenseador) e 18 (agente censitário)
Farroupilha: 66 (recenseador) e 9 (agente censitário)
Flores da Cunha (abrange Flores da Cunha e Nova Pádua): 31 (recenseador) e 5 (agente censitário)
São Marcos: 21 (recenseador) e 3 (agente censitário)
Vacaria (abrange Vacaria, Campestre da Serra e Muitos Capões): 67 (recenseador) e 9 (agente censitário)
Garibaldi: 33 (recenseador) e 5 (agente censitário)
Carlos Barbosa (abrange Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul): 31 (recenseador) e 4 (agente censitário)
Veranópolis (abrange Veranópolis, André da Rocha, Cotiporã, Vila Flores): 34 (recenseador) e 6 (agente censitário)
Nova Petrópolis: 21 (recenseador) e 3 (agente censitário)
Gramado: 35 (recenseador) e 5 (agente censitário)
Canela: 42 (recenseador) e 7 (agente censitário)
São Francisco de Paula: 20 (recenseador) e 4 (agente censitário)