Foi assinado nesta quarta-feira (4), em Brasília, o termo de compromisso que formaliza o repasse de recursos federais para a construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. O documento, assinado pelo prefeito Daniel Guerra (Republicanos) e pelo secretário nacional de Aviação Civil, Rônei Saggioro Glanzmann, prevê R$ 200 milhões para a obra.
Leia mais
Prefeitura de Caxias confirma que vai pagar as desapropriações do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
A previsão é que o edital de licitação seja aberto ao longo de 2020. A intenção, conforme a prefeitura, é uma contratação única para todas as atividades envolvidas, que contemplam projeto básico, projeto executivo e execução da obra.
O novo aeroporto terá, de acordo com informações da administração, um terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados, com 500 vagas de estacionamento. A extensão do pátio será de 26 mil metros quadrados e permitirá aeronaves em oito posições, incluindo modelos 737-800 (boeings). A pista terá 1.930 metros de extensão por 45 metros de largura.
A capacidade é de 1 milhão de passageiros por ano, número cinco vezes maior que o do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani.