Nome consagrado da guitarra, Marcos De Ros encontrou na internet uma forma de fazer o que mais gosta e ganhar dinheiro. O primeiro vídeo publicado no YouTube, de uma participação em um programa de televisão, foi despretensioso. Quando entendeu que poderia transformar o canal em um negócio, adotou uma estratégia.
Leia mais
Vivendo de música: Caxias tem 366 empreendimentos ligados ao segmento
Vivendo de música: Quinteto Macedo, de Caxias do Sul, foca em eventos
Para os mais de 234 mil seguidores, De Ros oferece conteúdo sobre o universo da guitarra. Dá dicas, por exemplo, para a compra do primeiro instrumento, propõe desafios e, claro, convida para os cursos online que ministra. Dois estão no ar, em uma plataforma de ensino, desde março de 2017. No espaço virtual, os alunos têm acesso a conteúdo exclusivo:
— Gosto de interagir, de responder às perguntas.
O canal no YouTube, além de servir como meio para divulgação do trabalho, garante uma renda razoável, já que os vídeos são monetizados – conforme o número de acessos, De Ros recebe um valor.
— Dá para ganhar muito dinheiro, não é o meu caso ainda (risos), mas tendo estratégia. Tem de ser empreendedor. Ou ter alguém na banda que seja — ensina.
O próximo curso, aliás, que será lançado até o final do ano, tem como título Como viver de música. Ainda não tem preço, mas De Ros brinca que sairá por "menos de R$ 5 mil". Os outros dois, em andamento, custam R$ 294 e R$ 397.