A Negro Doce, fábrica de chocolates de Caxias do Sul, ganhou mais um prêmio nesta segunda-feira (10). Desta vez, a premiação é internacional. A chocolataria de Ana Rúbia Ruzzarin faturou o bronze no concurso promovido pela Academy of Chocolate, de Londres. Ana venceu na categoria bean to bar ao leite com um chocolate ao leite 45%.
Leia mais
Conheça a Negro Doce, chocolataria da Ana Ruzzarin
Fábrica de chocolate de Caxias do Sul ganha prêmio nacional
— Foi o primeiro que fiz. Fui modificando e enviei neste ano porque achei que ele tinha chances — conta Ana, que começou a produzir chocolate bean to bar há pouco mais de um ano.
Segundo ela, 5 mil amostras de chocolate do mundo inteiro participaram do concurso. Com o resultado, o chocolate premiado ganhará um selo e Ana, mais oportunidades profissionais. A premiação acaba tornando a chocolateira mais conhecida e respeitada no meio:
— Estou estudando e investindo bastante. E tendo um retorno bem rápido. Esse prêmio reforça a minha tese de que chocolate é paciência e capricho.
Em maio, a Negro Doce, ganhou a medalha de prata no Prêmio Bean to Bar Brasil 2019 com o chocolate 70% cacau. Em 2018, a marca ganhou bronze no mesmo prêmio, na categoria chocolate amargo (70% a 80% cacau).
Ana começou a fazer chocolate bean to bar — do grão à barra — há pouco mais de um ano. A modalidade é totalmente artesanal: inclui desde a compra do cacau direto do produtor até o embalamento manual do produto final.