A Festa da Uva aqueceu os negócios nos setores hoteleiro e gastronômico em Caxias do Sul, mas, em relação às edições anteriores, a movimentação registrada está cerca de 15% a 20% abaixo do esperado. Mesmo assim os diretores dos hotéis comemoram o incremento em uma época de baixa no setor de hospedagem. A ocupação média está entre 50% e 60%, podendo chegar a 80% nos finais de semana. Para o último deles, por exemplo, ainda é possível encontrar vagas em quase todos os hotéis de Caxias. O que raramente acontecia em edições anteriores.
No Intercity Hotel, a próxima quinta-feira tem lotação esgotada. Mas, para os demais dias, ainda há leitos, segundo o recepcionista Cassiano Tessaro. O maior número de hóspedes chega de excursões vindas do Estado do Paraná. No Samuara, a média de 80% de ocupação atendeu às expectativas da direção do hotel. O incremento em relação aos demais períodos chega a 50%.
— O impacto da Festa sempre é positivo — garante a gerente do hotel, Mara Fernandes.
No Personal Hotel também ainda é possível fazer reservas para a última semana do evento. Keyty Moraes, do setor de reservas, relata que a procura este ano ficou pelo menos 12% menor do que na edição de 2016.
O presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), Vicente Homero Perini Filho, também reconhece que a procura poderia ser mais intensa, mas destaca a importância da Festa da Uva para os setores.
— Não fosse o evento, não teríamos como atrair turistas a Caxias nesta época do ano — aponta.