A única grande feira de negócios de 2018 em Caxias do Sul promete movimentar R$ 70 milhões. A previsão dos organizadores da Mercopar, que acontece de 2 a 4 de outubro no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva, é manter a movimentação financeira da edição do ano passado, que obteve crescimento de 43% em relação a 2016. Estão previstos cerca de 200 expositores, sendo que 90% dos espaços já estão comercializados.
As oportunidades de negócios geradas pelo tradicional Projeto Comprador estarão novamente em evidência durante o evento. Cinquenta empresas já estão cadastradas e as inscrições se encerram hoje. O projeto é realizado desde a primeira edição da Mercopar e proporciona que os expositores possam mostrar seus produtos, serviços e inovações para um grupo de empresas compradoras, em grande parte de médio e grande porte, por meio de um contato direto, com agendamento prévio.
No Centro de Eventos haverá estrutura disponível para as reuniões. As empresas vendedoras precisam ter disponíveis todas as informações a serem apresentadas, como tabela de preços, capacidade de produção, prazos e material de divulgação. O Projeto Comprador acontece nos dois primeiros dias da feira, das 13h30min às 18h30min.
Inovação e tecnologia
A feira promete apresentar novidades na área de inovação, tecnologia, da Indústria 4.0 e a programação prevê atividades com startups. O diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ayrton Pinto Ramos, alerta que as empresas precisam estar preparadas para esta nova realidade.
— Em 2017, os resultados foram extremamente animadores e surpreendentes. Pretendemos manter este clima de otimismo — destaca diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ayrton Pinto Ramos.
A entidade promotora do evento aposta nas ferramentas de relacionamento comercial e institucional para reverter as dificuldades em bons negócios.
— Acreditamos no ambiente propício para negociações que será criado na feira, como o Projeto Comprador — observa o diretor do Sebrae.
Já estão confirmadas empresas da Argentina, Portugal e Índia. Da Serra, está prevista a presença de pelo menos 80 expositores. De Caxias do Sul, a Powermig, especializada nos segmentos automação e robótica, vai apresentar dois produtos exclusivos: o ECO-GÁS3, um economizador de gás de solda que consegue reduzir em média 60% o consumo, e a Célula Robotizada de Carga e Descarga de Tornos (Autoflex).
Leia também:
Procura por seguros de veículos e de vida cresce em média 30% em Caxias do Sul
Espumantes gaúchos se destacam e garantem novos negócios para vinícolas da Serra