A prefeitura de Caxias do Sul está com edital aberto para novas empresas que desejam ocupar a área da Incubadora Empresarial, que fica às margens da Perimetral Oeste, no bairro Cinquentenário. Ao todo, são oito módulos de 50 metros quadrados cada. São quatro os espaços disponíveis atualmente. A previsão, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emilio Andreazza, é de fazer a renovação total dos empreendimentos instalados na área.
— Até meados do ano que vem, vencem os prazos de desocupação das outras quatro empresas — adianta.
Por isso, o edital também terá lista de espera para que os selecionados sejam chamados conforme a disponibilização. A previsão da secretaria é de que até 9 de setembro já estejam disponíveis os resultados das quatro primeiras selecionadas. Por meio de um decreto, a prefeitura alterou o processo. A principal modificação foi a inclusão dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Moda, Tecnologia da Informação e Metalmecânico e Automotivo no Conselho de Administração da Incubadora junto com outras entidades que já participavam, como CIC, UCS, Microempa e Sebrae. Segundo Andreazza, a mudança não significa que apenas empresas desses setores serão incubadas, mas que terão prioridade.
A lei municipal já exigia que a Incubadora fosse destinada às micro e pequenas empresas industriais novas, com até dois anos de registro na Junta Comercial, que estejam em fase de consolidação.
Além dos oito módulos, a prefeitura avalia a expansão da incubadora, porque ao lado do atual complexo há um terreno do município. Conforme o secretário do Desenvolvimento Econômico, está sendo incluído no estudo sobre o tema a possibilidade de trabalhar com um modelo de incentivo a start ups e empresas inovadoras por meio de parcerias público-privadas.