A única grande feira de negócios de 2018 em Caxias do Sul promete movimentar R$ 70 milhões. A previsão dos organizadores da Mercopar, que acontece em outubro no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva, é manter a movimentação financeira da edição do ano passado, que obteve crescimento de 43% em relação a 2016. Estão previstos cerca de 200 expositores, sendo que 70% dos espaços já estão comercializados.
– Em 2017, os resultados foram extremamente animadores e surpreendentes. Pretendemos manter este clima de otimismo – destaca diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ayrton Pinto Ramos.
A feira promete apresentar novidades na área de inovação, tecnologia, da Indústria 4.0 e a programação prevê atividades com startups. Segundo Ramos, as empresas precisam estar preparadas para esta nova realidade.
— Os modelos de negócios precisam ser revistos e a Mercopar é uma oportunidade para isso. Quem tiver maior capacidade de se adequar sairá na frente — aponta.
A atual crise econômica pode atingir o sucesso do evento. Mas o Sebrae aposta nas ferramentas de relacionamento comercial e institucional para reverter as dificuldades em bons negócios.
— Acreditamos no ambiente propício para negociações que será criado na feira, como o Projeto Comprador — observa o diretor do Sebrae.
Já estão confirmadas empresas da Argentina, Portugal e Índia. Da Serra está prevista a presença de pelo menos 80 expositores.
Empresa caxiense aposta em em bons contratos
Entre os expositores com boas expectativas de negócios na Mercopar 2018 está a caxiense Powermig. Especializada nos segmentos automação e robótica figura entre as empresas com a maior gama de células robotizadas da América Latina. Na feira vai apresentar dois produtos exclusivos: o ECO-GÁS3, um economizador de gás de solda que consegue reduzir em média 60% o consumo, e a Célula Robotizada de Carga e Descarga de Tornos (Autoflex).
Há 13 anos no mercado caxiense, tem parceria com a Panasonic na distribuição de robôs Panasônic e conta com a maior gama de células robotizadas na América Latina. Atualmente, a maior fatia da produção (80%) vai para São Paulo. Mas já exporta para cinco países e tem como objetivo tornar estes produtos conhecidos no Rio Grande do Sul.
Empresa de porte médio, atualmente emprega 50 trabalhadores. Assim como a maioria das indústrias de Caxias, sentiu os efeitos da crise nos últimos quatro anos e chegou a reduzir em 40% o quadro de funcionários. Mas deu a volta por cima. Este ano, voltou a crescer e prevê ampliar em 100% as instalações até o final de 2018.
— Estamos com uma boa carteira de pedidos e apostando na retomada do crescimento — reforça o diretor da empresa, Juarez Fochesatto.
A Powermig participa da Mercopar há 10 anos. As duas novidades a serem apresentadas na feira deste ano foram totalmente desenvolvidas na empresa caxiense. Fochesatto está otimista e aposta no fechamento de bons contratos na Mercopar deste ano.
— Nosso objetivo é apresentar e fazer com que o mercado perceba o valor destes produtos — destaca.
Ele também sonha em apresentar as novidades na feira de Chicago, que acontece em outubro do ano que vem.