Em novembro, Caxias do Sul gerou 115 novos postos de trabalho. Divulgado nesta quarta-feira, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o resultado é fruto de 4.716 admissões e 4.601 demissões no período. É o quarto mês consecutivo no ano que o desempenho é positivo.
O resultado no azul foi puxado pelo comércio, pela agropecuária e pelo setor de serviços. Esses três segmentos terminaram novembro com saldos positivos de 125, 93 e 53 vagas, respectivamente. Por outro lado, a indústria fechou 102 postos e a construção civil teve saldo negativo de 65 vagas.
A diretora de Economia, Finanças e Estatística da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) Maria Carolina Gullo avalia que o resultado traz boas perspectivas para o mercado de trabalho no município.
- Fechamos vários meses no negativo nos últimos anos. Então, embora seja pequeno, o resultado positivo de novembro indica que a geração de emprego está voltando a acontecer. Claro que há um longo caminho para recuperar os anos de crise – avalia a economista.
Segundo Maria Carolina, as contrações do comércio foram aceleradas em função do período de final de ano, tradicionalmente de maior demanda. Já na indústria, os cortes são considerados pontuais, pois no ano existe um movimento de retomada das admissões.
No acumulado do ano, o saldo na geração de empregos também é positivo. Entre janeiro e novembro, foram criadas 1.835 vagas em Caxias, resultantes de 53.576 contratações e 51.741 desligamentos. A tendência é de que o resultado se mantenha no azul em dezembro, o que tornaria 2017 o primeiro ano com saldo positivo no Caged desde 2013.