Com a crise sem dar trégua para a indústria, que é o setor que figura entre os mais atingidos pela retração nacional, um desafio antigo de Caxias está mais evidenciado: a falta de uma segunda matriz econômica forte para o município. A dependência do segmento metalmecânico vem resultando em prejuízos superiores ao da média - nos últimos 12 meses, por exemplo, a economia caiu 19% na cidade. Neste cenário, o setor que desponta com maior potencial para ser uma alternativa de desenvolvimento é o turismo, tanto pela localização da cidade (em meio à visitada Serra Gaúcha), quanto pelo potencial econômico de Caxias.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Para isso acontecer, porém, a cidade precisa "abraçar" a causa, discutir o tema, envolver a sociedade. É com esse objetivo que a Universidade de Caxias do Sul acaba de criar a UCS Escola de Viagens. A iniciativa conta com cursos, palestras e oficinas de curta duração voltados para temáticas do setor, como hotelaria, receptivo, agências e eventos.
- É um projeto embrião que oportuniza esse primeiro contato com o turismo, já que a maioria dos profissionais do setor chegam ao mercado caxiense sem nenhuma experiência ou estudo na área. Aqui no Intercity, mais de 50% dos funcionários não tiveram um contato prévio com hotelaria antes de serem contratados. Parte das aulas da Escola será interessante até mesmo para quem já está no ramo, porque podem se aperfeiçoar em assuntos bem definidos - explica Vinício Bin, gerente geral do Intercity Caxias e um dos ministrantes das atividades. O hotel desenvolve as atividades da Escola juntamente com a UCS, além de outras empresas e instituições como Sabre, Vitalcard, Schultz, MG System, Associação Brasileira de Empresas de Turismo e Aventura, Atitude Ecologia e Turismo e Providence Travel.
Michel Bregolin, coordenador do curso de Turismo da UCS, destaca também que parte das atividades são destinados para o público em geral e não somente para interessados em atuar no setor. Nesta sexta, por exemplo, ocorre um curso de cuidados com alimentação em viagens, tema que abrange toda a sociedade.
- A proposta é contemplar tudo o que envolve o setor e atender a comunidade toda, manter os temas sempre em discussão. Até por isso que a iniciativa se chama Escola de Viagens e não somente de Turismo, para que possa ter mais áreas de abrangência - destaca Bregolin.
A Escola de Viagens foi apresentada oficialmente em novembro do ano passado, durante o Festival de Turismo de Gramado. Já as atividades começaram neste ano, juntamente com o ano letivo da UCS.
Incentivo
Para fomentar o turismo, Caxias conta agora com Escola de Viagens
Cursos, palestras e oficinas sobre o setor integram nova oferta educativa da UCS
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project