A empresa Randon, que tem sede em Caxias do Sul, anunciou na manhã desta quinta-feira que vai paralisar suas atividades industriais nas instalações de Guarulhos (SP) a partir do dia 8 do próximo mês. A unidade continuará abrigando as áreas comercial e de suporte.
A decisão foi tomada, conforme comunicado da empresa, devido ao "pior momento de vendas e produção dos últimos 15 anos no setor". Somente em 2015, as comercializações e a produção de caminhões, semirreboques e carrocerias sobre chassi recuaram perto de 50%. Segundo a Randon, no primeiro bimestre de 2016, o recuo persistiu e os indicadores continuam apontando reduções. Esse deve ser o terceiro ano consecutivo de recesso neste segmento industrial.
A unidade de Guarulhos da Randon existe desde 1965. A empresa destaca que, em conjunto com seus funcionários, adotou diversas ações na tentativa de superar ou minimizar o forte impacto da instabilidade econômica, mas a prolongada retração econômica acabou por "anular os efetivos ganhos com as inovações e até mesmo com os esforços de redução de despesas com pessoal como flexibilização de jornada de trabalho, férias coletivas e paradas prolongadas em feriados". Os clientes continuarão sendo atendidos diretamente pela fábrica, já que a unidade manterá sua equipe comercial e de suporte no mesmo ponto.
O diretor de Recursos Humanos, Daniel Martin Ely, lamenta ter que tomar a decisão de descontinuar a produção e de liberar os 130 funcionários por conta de um mercado desfavorável que afeta muitas empresas do setor.
Crise
Randon, de Caxias, fecha atividade fabril de unidade em Guarulhos
A unidade continuará abrigando as áreas comercial e de suporte
GZH faz parte do The Trust Project