A menos de duas semanas do início das aulas na rede particular de ensino, a venda de material escolar ainda não decolou.
-Está sendo um ano atípico - diz o gerente da Papirus Toys, Márcio Pessoa.
Ele informa que só deu para perceber aumento no movimento da loja há menos de uma semana. E mais: o tíquete médio gasto pelos consumidores está 10% mais baixo do que no ano passado. Ou seja, a média desembolsada em material, de R$ 180 em fevereiro de 2015, este ano caiu para R$ 160.
Essa realidade é retratada nos corredores e prateleiras abarrotadas de material escolar, das mais diferentes marcas e preços. A discussão entre pais e filhos na hora de optar por um produto é percebida facilmente.
- A briga é grande - revela Carine Arruda, mãe de Gabriel, 9 anos.
Ele foi à loja com o amigo Rafael Zanella para ajudar nas escolhas. A mãe encontrou uma maneira de facilitar o diálogo e o entendimento.
- Ele pode escolher os cadernos que quiser, mas o restante da lista eu escolho. Estou optando por itens mais baratos e em menor quantidade - afirma.
Carine também reduziu a quantidade solicitada. O pedido da lista é de 500 folhas A4, mas só comprou 300.
- Dois apontadores não. Compro um e, se precisar, compro o outro lá adiante.
Mãe de uma adolescente de 16 anos e uma menina de 4, Lisiane Machado dos Santos optou pelo reaproveitamento dos itens do ano passado em bom estado.
- Vamos reaproveitar mais de 50%.
A filha, Anelise, concorda com a mãe. Ela vai cursar o 1º ano do ensino médio e ressalta que o mais importante é comprar cadernos novos. Mesmo assim, optou pelos de preço médio. Bons, mas não tão caros. Réguas, tabela periódica, dicionários, canetas permanecem na mochila do ano passado. Já a mãe de Marco Antônio, 8, e de Pedro Henrique, 7, Juliana Bassanesi prefere deixar os filhos escolherem.
- É um incentivo para eles irem à escola - destaca.
Apesar das famílias tentarem economizar, a expectativa do segmento é que o volume de vendas para o retorno às aulas se mantenha igual ao ano passado.
- Acreditamos no aumento da procura a partir desta semana. Os caxienses costumam deixar para a última hora - acredita a diretora de Marketing da Papirus, Claudete Klauk.
Volta às aulas
Vendas de material escolar ainda não decolaram em Caxias
Livrarias esperam que o movimento aumente a partir deste final de semana. Consumidores optam por itens mais baratos e pelo reaproveitamento de materiais
Ivanete Marzzaro
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