Até poucos dias, encontrar uma loja em Caxias cheia de consumidores era raro, tanto nas ruas, quanto nos shoppings. O resultado desse cenário que persistiu durante todo 2015 foi uma queda geral no desempenho do comércio de 26,2% de janeiro a outubro. Nos últimos dias, porém, com a aproximação do Natal e com o pagamento de parte do 13º salário, os lojistas partiram para estratégias agressivas para fisgar o dinheiro extra e assim amenizar os prejuízos do ano. Vem dando certo: a movimentação (e as vendas) voltou, enfim, a aparecer.
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Os chamarizes estão presentes em quase todas as vitrines, assim como informações de horários estendidos. Algumas lojas investem ainda em campanhas, como é o caso da Calsaty Calçados: na compra de R$ 200, o cliente concorre a R$ 300 em mercadorias.
- Nossa estratégia está sendo ganhar mais no giro de mercadorias do que no lucro e, com isso, o retorno está bem positivo. Muita gente tem buscado presentes com valores de no máximo R$ 50, coisa que não acontecia tanto antes, então estamos investindo bastante também em produtos mais em conta - ensina Juce Keller, proprietária da Calsaty.
Em alguns casos, os descontos chegaram em toda loja. Na Impacto Modas, por exemplo, todas peças de vestuário podem ser adquiridas com 50% de desconto. A vendedora Michele Padilha destaca que a liquidação tem atraído os consumidores, embora o desempenho ainda não seja tão bom quanto em outros anos:
- Se compararmos com o restante do ano, o movimento está bem melhor, mas ainda assim é inferior ao final de 2014. A questão é que agora o cliente não busca mais por itens específicos para depois ver o preço, ele já chega querendo saber o que está com o valor bom - relata.
Condições de pagamento atrativas é outra aposta dos lojistas. Na Horango Tango Calçados e Esportes, o consumidor pode parcelar as compras em até 10 vezes. Além disso, a loja investe em promoções agressivas que chegam a 70% de desconto, conta a gerente Andréa Stumpf:
- O movimento tem melhorado bastante, o cliente está comprando mais. Claro, eles levam principalmente o que está em promoção, mas ao menos levam.
Movimento voltou
Estratégias agressivas de lojistas de Caxias impulsionam vendas de Natal
Descontos e campanham visam amenizar prejuízos acumulados em todo 2015
Ana Demoliner
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