Dizer que a crise ficou do lado de fora da Mercopar, feira de subcontratação e inovação industrial que termina nesta sexta-feira, em Caxias, é exagero. O número de expositores diminuiu em cerca de 20% na comparação com outros anos - agora são cerca de 400, contra mais de 500 - e os vendedores notam uma redução de visitantes. Porém, o clima nos mais de 16 mil m² de exposição não é de terra arrasada: público e empresários mostram otimismo e se movimentam para aquecer o mercado.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Presente na feira desde a primeira edição, a Sul Corte, de Caxias, ocupa estande de destaque. Paulo Antônio Spanholi Jr, diretor da empresa, conta que a companhia não costuma utilizar a Mercopar para lançar novidades e sim para fortalecer parcerias.
- A feira proporciona muitas oportunidades de relacionamento e, nesses momentos de crise, fortalecer contatos é ainda mais importante do que em outros anos - acredita Spanholi.
Outra empresa que sempre marcou presença na Mercopar e não abriu mão de contar com estande também neste ano foi a Metaltex, de São Paulo e com filial em Porto Alegre. O vendedor técnico Ricardo Sampaio Escobar relata que vendas diretas normalmente não ocorrem na feira, mas muitos negócios são gerados na sequência, já que alguns vendedores costumam agendar visitas enquanto expõem os produtos.
- No nosso caso, a crise não tem impactado tanto porque nossas peças são cotadas em dólar e a moeda está bem valorizada. Mas sentimos falta de alguns clientes nossos que normalmente eram expositores e neste ano não estão na feira - observa.
Entre os estandes conhecidos da Mercopar, há também quem desembarcou na feira pela primeira vez. A Tyrolit, de Cabreúva, interior de São Paulo, produz, entre outros itens, discos de corte para ferro, inox e outros materiais. A empresa conta com vários clientes no Rio Grande do Sul e decidiu aproveitar o momento de retração para reforçar a presença da marca:
- Nesse momento de crise, faz diferença mostrar a cara, aparecer. Assim o cliente percebe que a empresa é segura. É hora de mostrar para o cliente que a marca está viva no mercado - ensina Marcelo Domichilli, supervisor de marketing da Tyrolit.
Até sexta, 26 mil visitantes são esperados no Centro de Eventos da Festa da Uva. A Mercopar é voltada especialmente para profissionais das áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais.
PROGRAMA-SE
O que: 24ª Mercopar
Quando: até sexta-feira, das 14h às 21h
Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva
Quanto: a entrada é gratuita. O credenciamento pode ser feito nos dias do evento, mas para agilizar a entrada e evitar filas, é recomendado que o visitante faça seu pré-credenciamento online no site da feira. Não é permitida a entrada de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados. O estacionamento custa R$ 12 (diária, correspondente a um acesso ao parque)
Informações e programação: (54) 3208.1485 ou no site www.mercopar.com.br
Fortalecendo parcerias
Sem ignorar crise, expositores da Mercopar, em Caxias, apostam em relacionamento
Feira segue até sexta no Centro de Eventos da Festa da Uva e espera receber 26 mil visitantes
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project