Na tentativa de conscientizar a população e formar cidadãos mais críticos, uma ação inusitada irá ocorrer nesta quinta-feira em Caxias. Com o tema "Qual o tamanho da mordida?", a CDL Jovem lança a Campanha de Impostos 2015.
Representantes da entidade irão oferecer sanduíches para a população durante o dia, simulando a apresentação de uma nova marca. Durante a preparação do lanche, eles chamarão a atenção para a alta carga tributária no país.
Na hora de entregar o sanduíche, uma surpresa: apenas parte do lanche é entregue, já que um leão encenado por Davi de Souza aparece para pegar o restante. A ação ocorre inicialmente na Praça Dante Alighieri e depois no Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul.
- Fizemos essa campanha anualmente com palestras e encontros mais formais, mas dessa vez optamos por ter na programação também uma ação simples e objetiva para a população. A ideia é lembrar para todos que mais de 40% de um produto é composto por impostos - explica Gabriele Piccoli, presidente da CDL Jovem.
A data escolhida para a iniciativa é emblemática. Considerado o Dia da Liberdade de Impostos, o dia 21 de maio marca simbolicamente a época do ano em que o contribuinte brasileiro consegue quitar o pagamento de tributos e passa, então, a usufruir dos rendimentos.
- Basicamente, até esse dia, tudo o que recebemos como remuneração foi destinado ao governo. E isso não seria problema se tivéssemos esse dinheiro revertido em saúde, infraestrutura e demais necessidades, mas não é o caso. Como acreditamos que qualquer mudança parte da educação, queremos investir na conscientização - detalha Gabriele.
Além dessa ação, a entidade produziu vídeos que também reforçam quanto o cidadão paga de impostos em itens do dia a dia. Os VTs estão sendo postados nas redes sociais da CDL Jovem Caxias.
Conscientização
Dia da Liberdade de Impostos terá ação inusitada em Caxias, nesta quinta
Iniciativa da CDL Jovem será na Praça Dante e na UCS
GZH faz parte do The Trust Project