Visitar uma nova cidade ou país, até pouco tempo, era sinônimo de passar pelos mesmos lugares e pontos turísticos que amigos e familiares conheceram quando foram para a determinada região. Os roteiros turísticos, porém, estão se transformando e surgem cada vez mais segmentados, com foco em preferências específicas do turista, como aventura, história, conforto, gastronomia e família. A tendência pôde ser percebida no último Festuris, no início do mês em Gramado.
O chamado turismo de luxo é apontado como um dos principais responsáveis pelo aumento dessa personalização. Isso porque, explica Andre Vautero-Beeckman, presidente da CDA Receptive Tour Operator, o brasileiro é fã do segmento, mas não quer desembolsar fortunas para viajar.
- A maneira de boa parte do público conseguir aderir a essa prática, portanto, é o luxo personalizado, sob medida. Passamos recentemente por aquele boom das viagens coletivas, com operadoras empalhadas, fazendo a mesma coisa. O cenário agora é outro - analisa.
Na CDA, um dos pedidos mais frequentes é o de locação de mansões de luxo em Orlando (EUA). O aluguel diário em majestosas casas que abrigam até oito pessoas sai por US$ 90 dólares, enquanto em pacotes fechados o preço para uma temporada sobe para quatro dígitos.
Outro nicho explorado por parte do trade é o GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). Em média, o segmento cresce 11% ao ano e fatura até R$ 20 bilhões por ano no Brasil.
A presidente da Associação Brasileira de Turismo para GLS, Marta Dalla Chiesa, conta que cruzeiros internacionais ainda são os roteiros mais procurados por esse público. Ela ressalta, porém, que as opções nacionais e internacionais vêm crescendo ano a ano. Não à toa: estima-se que o segmento GLS é responsável por 10% do turismo mundial e gasta até 30% a mais do que outros públicos.
A tendência de elaborar roteiros conforme as preferências do público pode ser observada também em cidades da Serra. Gramado, referência no assunto para a região e para o país passou a se vender neste ano de forma bem específica.
Gramado Religioso, Gramado para Crianças e Gramado a Pé são alguns dos novos roteiros. A ideia, destaca Bárbara Konrath, turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo, é abranger todos os atrativos, mas para quem realmente tem interesse.
- Notamos essa necessidade de segmentação para que o turista se sinta ainda mais satisfeito com a cidade - revela.
Pacotões em baixa
De olho em nichos específicos, cidades da Serra investem em turismo segmentado
Tendência mundial pôde ser percebida no último Festuris, em Gramado
GZH faz parte do The Trust Project