Vai ser difícil encontrar algum estabelecimento aberto a partir das 16 horas (ou até mesmo antes) desta quinta-feira em Caxias e em outros municípios da Serra. A maioria dos shoppings, supermercados, lojas, serviços públicos e até mesmo indústrias decidiram flexibilizar os horários de trabalho para ninguém perder a estreia da Seleção na Copa do Mundo, marcada para as 17h, contra a Croácia. Situação semelhante deve ocorrer na tarde do dia 17 e do dia 23 - nas outras partidas do Brasil na primeira fase do Mundial - bem como nos jogos seguintes, caso o país avance na competição.
No caso das indústrias, a decisão de ajustar os horários ocorreu, em alguns casos, por votação. Assim o trabalhador pôde escolher se preferia folgar e, em caso positivo, decidiu se queria começar o expediente antes nos dias de jogo ou então compensar as horas em outros dias.
Nos supermercados, conforme Eduardo Luis Slomp, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), a opção da maioria dos estabelecimentos também será por fechar. Apenas alguns súpers maiores, como Big e Zaffari, irão funcionar normalmente.
- Acaba que não vai ter ninguém na rua, assim como ocorreu em outras Copas, então nem adianta muito querer abrir - destaca Slomp.
Se o setor lamenta a perda do movimento no final da tarde - horário que costuma ser de pico -, por outro lado há a compensação na comercialização de alguns itens: as vendas de pipocas, carne para churrasco e cerveja podem crescer até 40% em junho na comparação com o mês de maio, projeta a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
Um cenário parecido se desenha no comércio. Como a maioria das lojas vai reforçar o time dos estabelecimentos que verão a Seleção, o faturamento do final da tarde deve cair. Já os estabelecimentos que vendem itens relacionados à Copa devem calcular no período o melhor momento do ano.
- Quem tem a intenção de comprar alguma coisa vai se programar para fazer a aquisição em outro horário. Mas vamos perder alguma coisa de compra por impulso, já que as lojas estão fechadas - acredita o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), Sadi João Donazzolo.
O QUE ABRE E O QUE FECHA
:: COMÉRCIO ::
Supermercados
O Sindigêneros Caxias acredita que a maioria dos supermercados de médio e pequeno porte irá optar por fechar durante os jogos devido ao baixo movimento nas ruas. Nesses casos, os funcionários assistirão aos jogos nos súpers para reabrir logo após o encerramento das partidas. Alguns mercados maiores, como Big e Zaffari, irão funcionar normalmente.
Comércio em geral
O Sindilojas Caxias orienta que, se a loja optar por manter seu expediente normalmente, a empresa deve trabalhar de portas fechadas ou tomar alguma outra medida de segurança que considere pertinente, já que nos horários dos jogos o movimento de pessoas nas ruas será muito pequeno. Já a loja que optar por não ter expediente, a sugestão é que feche uma hora antes da hora dos jogos do Brasil. Nesse caso, a empresa não poderá descontar as horas do funcionário nem se utilizar de banco de horas.
Iguatemi Caxias
Lojas e praça de alimentação encerram as atividades uma hora antes das partidas e reabrem uma hora após o término. No dia 12 e no dia 23, portanto, o recesso ocorre das 16h às 20h. No dia 17, a parada é das 15h às 19h. Os lojistas e colaboradores que optarem por permanecer no shopping poderão assistir aos jogos na praça de alimentação. O Carrefour fecha 30 minutos antes das partidas e reabre 15 minutos depois. Somente os restaurantes do espaço Lifestyle estarão abertos para o público durante as partidas.
Martcenter
O shopping ainda não definiu como será o funcionamento em dia de jogo.
Prataviera
Lojas e operações da praça de alimentação poderão optar se irão ou não abrir durante os jogo. Quem decidir fechar deve encerrar as atividades uma hora antes dos jogos (às 16h nos dias 12 e 23, e às 15h no dia 17).
San Pelegrino
Lojas poderão optar se irão ou não abrir durante os jogos. Quem decidir fechar deve fazer recesso das 16h às 20h nos dias 12 e 23. A parada no dia 17 deve ser das 15h às 19h. A praça de alimentação funcionará normalmente das 11h às 22h.
Serra Shopping
No dia 12 e no dia 23, o shopping fechará às 16h30min. Já no dia 17, o empreendimento encerra as atividades às 15h30min.
Triches
No dia 12 e no dia 23, o shopping fechará às 16h30min. Já no dia 17, o empreendimento encerra as atividades às 15h30min.
:: INDÚSTRIA ::
Agrale
A empresa ainda não definiu as estratégias para os dias de jogo.
Guerra
O expediente do primeiro turno será das 7h15min às 13h15 nos dias 12,17 e 23 (inclusive para os colaboradores que normalmente iniciam às 8h). O segundo e terceiro turno não terão expediente no dia 12 e, nos dias 17 e 23, estarão em férias coletivas. A Guerra abonará as horas dos colaboradores, ou seja, não haverá compensação.
Marcopolo
Nos dias de jogos do Brasil, a empresa iniciará a jornada do diurno duas horas mais cedo, encerrando as atividades logo depois do meio-dia. As horas faltantes serão compensadas posteriormente em sábados. Já o noturno iniciará as atividades duas horas mais tarde, compensando a jornada de trabalho nos mesmos dias dos jogos.
Se o Brasil for classificado para as próximas fases, a empresa seguirá com a mesma programação.
Neobus
A empresa irá encerrar as atividades do turno do dia 1h30min antes do início dos jogos e iniciará as atividades do turno da noite 1h30min após o término das partidas. As horas não trabalhadas serão compensadas por meio de troca por datas futuras. Para os jogos do Brasil nas demais fases, se houver, a estratégia seguirá sendo a mesma.
Randon
A empresa está fazendo votação com os funcionários nesta segunda-feira.
:: PREFEITURAS ::
Caxias do Sul
Conforme o decreto nº 16.981, no dia da abertura oficial da Copa do Mundo, dia 12, o expediente interno para todos os servidores que atuam em horário diurno será antecipado para às 7h até as 12h e o expediente externo será antecipado para às 8h até as 11h30min. Nos demais dias de jogos da Seleção, o expediente interno será antecipado para às 7h até duas horas antes do horário previsto para o início dos jogos. Já o expediente externo será antecipado para às 9h até as 14h. Para os servidores que normalmente iniciam as atividades durante os horários previstos para os jogos, o expediente vai começar quatro horas após o horário previsto para o início da partida. O titular de cada órgão da Administração Centralizada, Autarquias e Fundação convocará os servidores indispensáveis para a prestação de serviços essenciais, visando o atendimento normal à comunidade.
Bento Gonçalves
Conforme o decreto nº 8543, o expediente encerrará uma hora antes do horário previsto para os jogos e o horário do almoço será reduzido para 30 minutos, com escala de servidores permitindo assim o funcionamento normal das repartições públicas. Nos dias 12 e 23 de junho as repartições públicas municipais funcionarão das 8h às 16h. No dia 17, o expediente será das 8h às 15h. O decreto não se aplica a serviços essenciais.
Farroupilha
Conforme o decreto nº 5.595, nos dias de jogos da Seleção na Copa do Mundo, o horário de expediente irá encerrar 30 minutos antes do horário de cada jogo, mediante compensação de horários.
Flores da Cunha
O expediente da prefeitura irá encerrar uma hora antes do horário previsto para o início de cada jogo. O titular de cada secretaria convocará os servidores indispensáveis para a prestação de serviços essenciais à comunidade.
Vacaria
Conforme decreto nº 78/2014, fica instituído um turno único contínuo de seis horas (das 8h às 14h) nos dias em que houver jogos da Seleção. O turno único não se aplica aos serviços essenciais.
Câmara de Vereadores
Conforme resolução da Mesa Diretora, na data de abertura do campeonato, dia 12 e no dia 17 de junho, o início da sessão ordinária será antecipado para as 9h. Normalmente, as sessões começam às 15h45min. No dia 12 de junho, o expediente externo será das 8h30min às 12h. As regras persistirão se a Seleção Brasileira se classificar para as fases subsequentes e os jogos recaírem em dia de plenária. As sessões do Legislativo caxiense se realizam nas terças, quartas e quintas-feiras.
Nas datas em que os jogos do Brasil começarem às 16h, o expediente externo ocorrerá das 8h30min às 14h, sem fechar ao meio-dia. Nos dias em que a partidas se iniciarem às 17h, o atendimento ao público se dará entre 8h30min e 15h, também sem fechar ao meio-dia.