Se nenhuma seleção passará por Gramado durante a Copa do Mundo, de autoridades a cidade serrana estará cheia na primeira semana do campeonato e parte da segunda. São 80 hondurenhos e 800 argelinos, entre políticos, integrantes da federação de futebol e convidados, que se hospedarão nos charmosos hotéis da cidade. Entre os integrantes, estarão os mais VIPs. Até mesmo o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, é esperado.
Seis hotéis hospedarão as comitivas. Um deles, o Serrano Resort, receberá os VIPs dos dois países. De 14 a 20 de junho, 80 hondurenhos ocuparão 50 apartamentos. De 19 a 23, 120 argelinos estarão em 70 quartos. O desafio maior da hotelaria e dos restaurantes é atender aos visitantes do país africano. Não que a comitiva tenha feito exigências. No entanto, como muçulmanos, os argelinos seguem os versículos do alcorão sobre o que eles podem comer e beber. Eles podem comer os alimentos Halal, que seguem as regras islâmicas de abate, no caso de carnes, e manipulação da comida. Carne suína e bebida alcoólica estão proibidas nos cardápios. E mulheres não podem de jeito nenhum manipular as refeições. Ou seja, enquanto a comitiva estiver na cidade, as mulheres funcionárias de hotéis e restaurantes ficarão longe da cozinha.
- Eles podem comer frango, gado, cordeiro, só que o animal tem que ser abatido da maneira como especifica o alcorão. O animal tem que estar direcionado a Meca, tem que levar um corte só, entre a carótida e a jugular, tem que ser dependurado pelas patas de trás para escorrer todo o sangue. Antes de ele acabar de sangrar, num golpe só tem que ser decapitado - conta o gerente de Alimentos e Bebidas do Serrano Resort, Eduardo Cardoso Guedes. O gerente é um conhecer do islamismo, pois que esteve 16 anos fora do Brasil e já teve um patrão muçulmano. Para obter os produtos, o hotel não teve dificuldades: um de seus fornecedores já trabalham com a tradição Halal.
O Serrano, um dos mais tradicionais hotéis, cinco estrelas (ou cinco bolas, conforme o site da FIFA), vai recepcionar as autoridades com as bandeiras dos dois países no mastro - e a do Brasil, obviamente. Para hospedar os mais VIPs da comitiva, o hotel vai disponibilizar 10 apartamentos de uma ala para 'pessoas muito importantes', como chefes de estados e ministros. Na ala nova, por exemplo, estará o presidente de Honduras.
Os funcionários também trabalharão no clima da Copa. Um QJ será montado em um dos restaurante, que transmitirá os jogos. Os garçons do QJ vestirão camisetas das cores do Brasil. Os demais usarão uma uma bandeirinha brasileira na lapela do uniforme. Conforme a relações públicas do Serrano, Fabiana Costa, a Copa será a temática também na gastronomia. Petiscos e guloseimas típicas de países que estiveram jogando serão servidos aos hóspedes.
Turismo
Gramado atrai alto escalão de Honduras e Argélia para a Copa do Mundo
Comitiva de autoridades dos dois países estará hospedada em seis hotéis da cidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: