O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) irá investigar o acidente na obra de construção de uma vidraçaria que resultou na morte de Antonio Paim de Sá, 53 anos, na manhã de sábado, em Caxias do Sul. Ele foi atingido por chapas de concreto enquanto um guincho colocava as estruturas sobre uma viga, na esquina das ruas Amádio Perini e Joinville Branchi, no bairro Diamantino. Sá morreu à tarde, no Hospital Pompéia.
De acordo com o gerente regional Vanius Corte, a obra será inspecionada e o MTE irá colher o depoimento dos envolvidos no momento do acidente. O objetivo, segundo Vanius, é averiguar a causa da morte e impedir que outros acidentes aconteçam. O MTE investigará as duas versões apresentadas para o acidente.
Segundo a delegada plantonista Marines Trevisan, uma viga não teria suportado o peso das chapas de concreto. Marines observou que o suporte das vigas tinha dois parafusos, quando deveria ser seis. No entanto, moradores que testemunharam o acidente relatam que o cabo do guincho teria rompido no momento em que as estruturas eram colocadas sobre as vigas.
- Para começar, ninguém pode estar embaixo de uma viga quando o material é conduzido sobre ela. Vamos conversar com o outro proprietário da obra, caso haja, ou a família de Sá, e também com a Polícia Civil, bombeiros e Samu, que fizeram o atendimento - afirma Corte.
A investigação deve durar aproximadamente 20 dias. O caso, porém, não será tratado como acidente de trabalho, já que Sá era proprietário da obra e não existe o fator vínculo empregatício. Em caso de irregularidade, pode haver interdição de equipamentos, autos de infração e até mesmo embargo da obra, que não havia sido fiscalizada pelo MTE.
- Não temos condições de vistoriar todas as obras em Caxias. Priorizamos as maiores, com mais funcionários. Esta é uma obra pequena - explica o gerente regional.
Durante o acidente, o auxiliar do guincho que distribuía as chapas de concreto em cima de vigas, José Odair Marques de Oliveira, 33, ficou ferido. Ele foi encaminhado ao Hospital Pompéia com escoriações e recebeu alta às 2h40min da madrugada de domingo.
Construção Civil
Ministério do Trabalho vai investigar morte em obra de Caxias do Sul
Antonio Paim de Sá, 53 anos, foi atingido por chapas de concreto no sábado
GZH faz parte do The Trust Project