Quem procurou o Sistema Nacional de Empregos (Sine) nos últimos dias voltou a enfrentar longas filas antes da abertura da agência. Durante toda a última semana, o grupo de pessoas que aguardava atendimento dobrou a esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Borges de Medeiros. Na última quarta-feira, por volta das 7h30min, a fila chegava quase à esquina da Sinimbu.
O grande número de demissões que ocorreu na cidade nas últimas semanas, aponta Antonio Pescador, gerente da unidade do Sine de Caxias, é o principal motivo do aumento da demanda (somente a Marcopolo, por exemplo, registrou cerca de 300 desligamentos), já que muitas pessoas se dirigem a agência para encaminhar o seguro-desemprego. Em comparação com setembro, outubro registrou um crescimento nos atendimento de 26,65% no Sine da cidade.
- As demissões da Marcopolo refletem também em empresas que prestam serviços, então a demanda aumentou consideravelmente. Também notamos que o perfil desses trabalhadores demitidos, em grande parte, são de funcionários com grande tempo de empresa e que estão encaminhando o seguro pela primeira vez - relata Pescador.
Desde a última terça-feira, em função do aumento da demanda, a agência ampliou de 160 para 240 o número de fichas diárias para encaminhar o seguro-desemprego. A medida pretende evitar situações como a enfrentada pelo motorista Andrês Prolo, 35 anos, que chegou na fila às 6h na última quarta-feira.
- Já vim três vezes para encaminhar e não consegui - conta.
Se a ampliação de senhas não resolver o problema, antecipa Pescador, Pescador não descarta retomar os agendamentos, sistema que vigorava quando o Sine não conseguia conciliar a demanda diária com a capacidade de atendimento.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta segunda-feira.
Atendimento
Aumento da demanda por seguro-desemprego faz Sine de Caxias voltar a registrar filas pela manhã
Desde a última terça-feira, a agência ampliou de 160 para 240 o número de fichas diárias para encaminhar o benefício
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