O Programa Mais Alimentos, iniciativa do governo federal utilizada por agricultores familiares para obtenção de linha de crédito para compra de máquinas agrícolas, deve se tornar internacional. Por meio da nova medida, a indústria brasileira (com destaque para a caxiense, que produz boa parte desse tipo de equipamento) poderá exportar produtos para outros países desenvolverem a agricultura familiar seguindo as regras facilitadas do programa.
A novidade foi revelada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que esteve em Caxias nesta segunda-feira para palestrar na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) sobre as oportunidades para a indústria no desenvolvimento rural.
Conforme o político, cinco países já estão confirmados para fazer parte do programa: Gana, Moçambique, Zimbábue, Senegal e Cuba. Juntos, eles devem movimentar cerca de US$ 470 milhões para a economia nacional.
Segundo o ministro, a expectativa é que esses países assinem um memorando de entendimento já na Expointer, que inicia-se no final do mês. Até o final do ano, acredita Pepe, o país já estará sendo beneficiado com a iniciativa.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta terça-feira.