O Dia Nacional de Lutas será marcado por diferentes pontos de manifestações em Caxias do Sul, nesta quinta-feira. Cerca de 30 sindicatos estão envolvidos com as atividades. Confira onde haverá manifestação e bloqueios:
:: Em frente à garagem da Visate, no bairro Esplanada
:: Praça Dante Alighieri, no Centro
:: BR-116, próximo ao Monumento ao Imigrante, em Lourdes
:: RSC-453, próximo ao Shopping Iguatemi, no Distrito Industrial
Fonte: Brigada Militar
>> Dia Nacional de Lutas terá manifestações em frente à Visate, em rodovias e na Praça Dante Alighieri
>> Concerto da Osucs em Caxias é transferido para a próxima quinta
>> UCS suspende aulas e outras atividades nesta quinta-feira
>> Dia Nacional de Lutas deve impactar serviços de Caxias nesta quinta
>> Sindicatos e movimentos sociais de Caxias irão aderir ao Dia Nacional de Lutas nesta quinta-feira
Abaixo, veja como vão funcionar os principais serviços nesta quinta:
:: Transporte coletivo: a Visate afirma que, em condições normais de operação, o serviço será mantido e que os funcionários não irão aderir à paralisação. Porém, está previsto o trancamento da garagem por manifestantes a partir das 4h.
: Transporte intermunicipal: por motivos de segurança, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) determinou a suspensão das linhas do transporte coletivo intermunicipal de passageiros amanhã. A ordem de serviço expedida pelo Daer garante que quem já comprou a passagem tenha o dinheiro devolvido integralmente ou remarque a data. A Metroplan, que fiscaliza os transporte na Aglomeração Urbana do Nordeste emitiu nota afirmando que a decisão de funcionar cabe a cada empresa. A Expresso Caxiense cancelou as linhas fiscalizadas pelo Daer, como Porto Alegre, Vacaria e Antonio Prado. Já as fiscalizadas pela Metroplan, como Flores da Cunha, Otávio Rocha e Nova Pádua, serão mantidas. O Expresso São Marcos cancelou as linhas que operam sob fiscalização do Daer (Litoral e Campos de Cima da Serra), mas tentará manter os ônibus do trecho Caxias-São Marcos.
:: Bancos: a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Estado (Fetrafi) orientou os sindicatos de bancários a participar das manifestações. O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul também decidiu aderir à paralisação. Até às 18h de quarta-feira, a Febraban não havia emitido orientação quanto ao funcionamento das agências.
:: Comércio: o Sindilojas sugere que os estabelecimentos funcionem normalmente.
:: Universidade de Caxias do Sul (UCS): não terá aulas e outras atividades. A suspensão ocorre em todos os núcleos e campi da instituição. O concerto da Orquestra Sinfônica da UCS, que estava marcado para hoje no UCS Teatro, também foi transferido para o dia 18 de julho, às 20h30min. Os ingressos já retirados continuarão válidos para a próxima semana. O Hospital Geral terá atendimento normal. No Ambulatório Central, os procedimentos serão reagendados. As atividades acadêmicas serão transferidas para o dia 18 de julho ou antecipadas a critério de cada professor e alunos.
:: Rede América Latina Educacional: as atividades administrativas e acadêmicas dos turnos da manhã, tarde e noite desta quinta estarão suspensas na Faculdade da Serra Gaúcha, na Faculdade América Latina (unidade de Caxias do Sul), Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha (unidade de Caxias do Sul), Mutirão Caxias do Sul e Colégio Mutirão de Caxias do Sul.
:: Escolas municipais: a Secretaria Municipal da Educação orienta que as escolas de ensino fundamental e infantil mantenham as aulas. No entanto, as equipes diretivas têm autonomia para definirem, junto à comunidade escolar, pela participação ou não no movimento. Se houver paralisação a aula deverá ser recuperada.
:: Escolas estaduais: a 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE) informa que as escolas que aderirem à paralisação deverão recuperar o dia letivo retornando das férias de julho um dia antes, em 31 de julho. A CRE também orienta que as escolas que mantiveram as aulas devem evitar atividades avaliativas.
:: Saúde: de acordo com a Secretaria Municipal, o atendimento será normal em unidades básicas de saúde (UBSs) e no Postão 24 Horas.
:: Smel: a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer cancelou as atividades do Programa Caxias Navegar e os Jogos Escolares de Basquete porque as escolas envolvidas dependem de transporte. As competições do dia dos Jogos Escolares de Basquete foram transferidos para 17 de julho.
:: Correios: de acordo com a diretoria regional dos Correios no Estado, está previsto o funcionamento normal das unidades da empresa. Em função do prazo de entrega, a postagem dos serviços Sedex 10 e Sedex 12 foram suspensos na quarta-feira. Nesta quinta, serão suspensas as postagens do Sedex 10, Sedex 12 e também o serviço Sedex Hoje.
Dia de Lutas
Confira onde vão ocorrer as manifestações em Caxias e como ficam os serviços nesta quinta-feira
Bloqueios devem ocorrem em frente à Visate, na BR-116 e na RSC-453
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: