As principais dificuldades dos jovens que moram no interior foram discutidas em uma audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, em Caxias. O encontro fez parte da programação do último dia do 5º Horti Serra Gaúcha e contou com representantes de várias entidades ligadas ao meio rural.
O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araí Horn, destacou que o principal motivo para a juventude optar por sair do interior é a falta de garantia de renda. Mas outros pontos também foram destacados por ele:
- Que opções de lazer se oferece para o jovem do campo? E de cultura?
Raimundo Bampi (PSB), presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo do município, lembrou ainda que o jovem do interior sofre com problemas de telefonia, além de dificuldades frequentes com infraestrutura. A legislação, no geral, também não ajuda.
- Boa parte das leis para a agricultura são feitas por pessoas que não sabem nem se batata é fruta ou raiz - ressaltou o vereador.
A audiência desta sexta, presidida pelo deputado estadual Vinicius Ribeiro (PDT), foi promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.